Na última semana, Guilherme Arana viu o sonho de disputar a primeira Copa do Mundo sumir. Em uma jogada perdida aos 48 minutos do segundo tempo do empate com o Red Bull Bragantino, o lateral-esquerdo do Atlético-MG sofreu grave contusão no joelho ao ser atingido por Carlos Eduardo. Agora, vai ficar em recuperação pelos próximos meses e bem longe do Catar.

Arana era presença constante na lista do treinador Tite e um dos mais cotados para ir à Copa, inclusive com boas chances de ser titular. Agora, no entanto, se junta a outros craques brasileiros que perderam o maior torneio de seleções do mundo por conta de problemas físicos. Confira alguns deles:

Careca (1982)

Brilhando no Guarani, o atacante sofreu uma distensão na coxa e não teve tempo suficiente para se recuperar. Com isso, Serginho Chulapa foi o título na Espanha e o centroavante Roberto Dinamite, então no Vasco, foi o convocado para substituir Careca.

Toninho Cerezo (1986)

O meia Toninho Cerezo sofreu uma lesão muscular na coxa meses antes da Copa no México. Apesar do tratamento intensivo para se recuperar a tempo, foi cortado pelo treinador Telê Santana. Duas semanas depois da triste notícia, porém, estava em campo pela Roma, na final da Copa da Itália, mostrando que poderia ter disputado o Mundial.

Mozer e Ricardo Gomes (1994)

Apesar do título mundial, a seleção brasileira viu dois zagueiros perderem a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Mozer não foi levado para o torneio após exames apontarem um quadro de hepatite tóxica causada por uso excessivo de medimecamentos. Ricardo Gomes, por outro lado, ficou fora do time campeão mundial após uma lesão na coxa em amistoso preparatório para o torneio.

Juninho Paulista (1998)

O meia vivia grande fase no Atlético de Madrid em 1998 e era considerado para ser convocado para o torneio daquele ano, mas uma grave lesão no tornozelo após violenta entrada de um adversário o tirou da disputa. Apesar de recuperado antes da estreia da Copa, ficou fora da lista por decisão do treinador Zagallo.

Romário (1998)

Depois de comandar o Brasil rumo ao título na Copa anterior, Romário estava pronto para fazer a dupla dos sonhos ao lado de Ronaldo em 1998, mas uma lesão na panturrilha fez o sonho virar pesadelo. O atacante não concordou com o corte e afirmou que estaira apto para as partidas decisivas do torneio, mas a comissão técnica optou por tirá-lo da lista final.

Daniel Alves (2018)

Titular absoluto da lateral-direita do Brasil, o então jogador do PSG, sofreu uma lesão no joelho pouco antes da última Copa do Mundo. Em seu lugar, o treinador Tite optou por convocar o lateral Fagner, do Corinthians, que acabou sendo titular depois de Danilo também se machucar durante a competição.