Uma das coisas que mais incomodam sobre espinhas é a cicatriz de acne.”Estudos mostram que a cicatrização de acne ocorre em aproximadamente 95% dos pacientes com acne”, diz Claire Chang, dermatologista na Union Square Laser Dermatology (EUA). Portanto, você não está sozinha!

Leia mais

Mulher enaltece acne com maquiagem: “Isso não torna ninguém feio!”
Mapa da acne: descubra a causa e saiba como evitar

“Cicatrizes aparecem como acne eritema – ou marcas vermelhas – em pacientes de pele mais clara, e como hiperpigmentação pós-inflamatória – ou marcas marrons – em tons de pele mais escuros”, explica a profissional. Em alguns casos, a textura da pele pode ficar permanentemente irregular e sem caroço.

Por que acontece a cicatriz de acne?

“As espinhas causam muita inflamação na pele. A maneira como muitos tipos de pele reagem à inflamação e ao ferimento é liberar cor das células”, esclarece Rachel Nazarian, especialista em dermatologia no Schweiger Dermatology Group (EUA). “Você pode ver isso acontecer com picadas de insetos, cortes e, sim, espinhas.”

“A boa notícia é que cicatrizes vermelhas e marrons provavelmente saem sozinhas com o tempo”, diz Chang. “Contudo, mexer nelas pode levar a uma pior descoloração e aumentar o risco de marcas.”

Enquanto cicatrizes profundas não respondem aos tratamentos com cosméticos (você precisará de lasers, peelings químicos ou outros tratamentos), existem ingredientes que tratam as mais leves com mais facilidade. Aposte em vitamina C, ácido salicílico, ácido glicólico e retinóides como a tretinoína.