Saúde da mulher

Aqui está tudo que você precisa saber sobre cicatriz de acne

As espinhas vão embora, mas a marca continua lá na sua pele. Entenda porque a cicatriz de acne surge e como lidar com esse problema

Crédito: Unsplash

Uma das coisas que mais incomodam sobre espinhas é a cicatriz de acne.”Estudos mostram que a cicatrização de acne ocorre em aproximadamente 95% dos pacientes com acne”, diz Claire Chang, dermatologista na Union Square Laser Dermatology (EUA). Portanto, você não está sozinha!

Leia mais

Mulher enaltece acne com maquiagem: “Isso não torna ninguém feio!”
Mapa da acne: descubra a causa e saiba como evitar

“Cicatrizes aparecem como acne eritema – ou marcas vermelhas – em pacientes de pele mais clara, e como hiperpigmentação pós-inflamatória – ou marcas marrons – em tons de pele mais escuros”, explica a profissional. Em alguns casos, a textura da pele pode ficar permanentemente irregular e sem caroço.

Por que acontece a cicatriz de acne?

“As espinhas causam muita inflamação na pele. A maneira como muitos tipos de pele reagem à inflamação e ao ferimento é liberar cor das células”, esclarece Rachel Nazarian, especialista em dermatologia no Schweiger Dermatology Group (EUA). “Você pode ver isso acontecer com picadas de insetos, cortes e, sim, espinhas.”

“A boa notícia é que cicatrizes vermelhas e marrons provavelmente saem sozinhas com o tempo”, diz Chang. “Contudo, mexer nelas pode levar a uma pior descoloração e aumentar o risco de marcas.”

Enquanto cicatrizes profundas não respondem aos tratamentos com cosméticos (você precisará de lasers, peelings químicos ou outros tratamentos), existem ingredientes que tratam as mais leves com mais facilidade. Aposte em vitamina C, ácido salicílico, ácido glicólico e retinóides como a tretinoína.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ O processo de formação como obra

+ Arte e algoritmo: Uma genealogia

+ Radicalmente vivo