Com Bolsonaro preso, mais deputados passaram a aprovar governo Lula, diz Quaest

Parlamentares que aprovam gestão petista eram 27% em junho e chegaram a 38%

Sessão plenária da Câmara dos Deputados debate o programa 'Mais Especialistas' do governo Lula
Sessão plenária da Câmara dos Deputados debate o programa 'Mais Especialistas' do governo Lula Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

A aprovação do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados chegou a 38%, conforme pesquisa divulgada por Genial Investimentos e Quaest nesta sexta-feira, 12. Mas 40% dos parlamentares ainda desaprovam o trabalho do petista no Palácio do Planalto.

Na pesquisa anterior, divulgada em junho de 2025, 46% dos deputados avaliavam negativamente o governo, enquanto 27% tinham uma opinião positiva sobre a gestão.

De lá para cá, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado e preso por uma tentativa de golpe de Estado, a oposição se dividiu entre possíveis candidatos a entrentar Lula e o mandatário teve encontros com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suavizou o tarifaço aplicado sobre produtos brasileiros enviados ao país. A avaliação popular do petista também melhorou.

Quais deputados opinaram

A Quaest ouviu 167 dos 513 deputados federais em uma divisão que reproduz as proporções de distribuição total das cadeiras da Câmara — conforme partidos, regiões e orientação ideológica. A margem de erro do levantamento é de sete pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em uma escala ideológica, 43% dos entrevistados se declararam à direita, 28% de centro e 24% de esquerda. Já com relação ao governismo, 32% se declararam alinhados a Lula, ante 28% que se disseram independentes e 35%, de oposição.