A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer e superou a desaprovação pela primeira vez em 2025, de acordo com a pesquisa Latam Pulse, divulgada nesta quinta-feira, 31. Ainda conforme o levantamento, o petista é bem avaliado por 50,2% dos brasileiros, enquanto 49,7% desaprovam.
A pesquisa ressaltou que o crescimento na aprovação superou a desaprovação em julho, mês em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre os produtos importados brasileiros.
“No dia 13 de julho, a aprovação ainda estava ligeiramente abaixo da desaprovação, mas no dia 28 de julho, a aprovação já havia superado a desaprovação”, explicou.
Por outro lado, as avaliações de ruim/péssimo sobre o governo Lula ainda registra 48,2%, contra 46,6% de ótimo/bom. A pesquisa registrou, entretanto, que entre os meses de junho e julho as classificações negativas diminuíram 3 pontos percentuais, enquanto as positivas cresceram 5 pontos percentuais.
A pesquisa ainda ressaltou que, em julho, a imagem positiva do petista (51%) ultrapassou a negativa (48). Isso se deu devido à piora na imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cresceu negativamente 2 pontos percentuais.
Possíveis cenários eleitorais
O levantamento apontou que Lula tem, pela primeira vez desde janeiro deste ano, vantagem sobre Bolsonaro em um cenário hipotético no primeiro turno das eleições de 2026.
Já em um possível confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista lidera com 48,5% das intenções de voto.
Lula também apareceu em vantagem no cenário hipotético com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 48,5% e 29,7%, respectivamente.
“Contra outros potenciais candidatos da direita, Lula lidera com folga a sobre Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite”, afirmou a pesquisa.
O levantamento Latam Pulse ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.