Aprenda a mergulhar: Os melhores pontos de mergulho no Brasil

Crédito: Divulgação

Aprenda a mergulhar: Os melhores pontos de mergulho no Brasil (Crédito: Divulgação)


Eu sempre digo que mergulhar é conhecer um mundo paralelo. Um mundo que te conecta com novas sensações, novas experiências na natureza e te apresenta um outro cenário de cores, formas, texturas e criaturas, transformando para sempre a percepção que temos da vida.

+ Debaixo do gelo, atleta francês de apneia Guérin-Boëri chega aos 120 metros
+ Isabella Santoni posta clique mergulhando e faz reflexão emocionante
+ Vídeo: Tubarão branco ataca gaiola com três turistas que faziam mergulho

Os requisitos mínimos para começar a mergulhar são ter mais de 10 anos de idade, domínio básico das habilidades aquáticas, nadando 200 metros usando máscara, nadadeiras e snorkel. Por uma questão de segurança, todos os alunos devem preencher um breve questionário com perguntas sobre condições médicas que podem causar problemas durante mergulhos. Se nenhuma das condições especificadas for relevante, o aluno assina o formulário e estará pronto para começar o curso.

Escolha uma escola filiada ao PADI (Professional Association of Diving Instructor), que é a  maior e mais respeitada organização de formação de mergulhadores do Brasil e do mundo. Em qualquer lugar do planeta, seu cartão de certificação PADI será reconhecido e aceito. Normalmente, o curso Open Water Diver pode ser concluído em um período que pode variar de três a quatro dias, podendo chegar a até seis semanas.

Os melhores pontos de mergulho no Brasil

Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Fotos Divulgação

A fama de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil não é à toa. Na água de Arraial, ocorre um evento raro que a transforma em um paraíso para ver a vida marinha. Conhecido como ressurgência, o fenômeno faz com que águas muito profundas cheguem à superfície. A corrente traz com ela uma enorme quantidade de alimentos e também águas muito geladas, transparentes e azuis. Tal fato atrai uma grande quantidade e variedade de vida marinha para a região como tartarugas, cavalos-marinhos, arraias, moreias, grandes peixes, golfinhos e baleias são vistos com frequência naquelas águas. 

  Fernando de Noronha – Pernambuco

Graças a uma corrente marinha oceânica vinda da África, as águas do arquipélago são quentes (27ºC) e praticamente livres de sedimentos, fazendo com que seus mais de 24 pontos de mergulho apresentem condições excepcionais de visibilidade o ano inteiro e uma fauna marinha exuberante, imponentes formações rochosas, corais multicoloridos e de quebra o melhor naufrágio do Brasil.

Abrolhos – Bahia

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi o primeiro parque brasileiro a receber esse título por meio de decreto em 1983. O Arquipélago dos Abrolhos localiza-se no sul do litoral do estado da Bahia, a aproximadamente 75 km da costa de Caravelas e é constituído por cinco ilhas. A temporada das baleias jubarte faz Abrolhos ser considerado o maior berçário reprodutivo dessa espécie na região.

Bonito – Mato Grosso

Situada na Serra da Bodoquena, um parque nacional do tamanho de Florianópolis, Bonito fica no estado de Mato Grosso do Sul. Diferentemente de todos os outros pontos, Bonito oferece um cenário que varia entre rios e lagoas cristalinas de água doce, incluindo também pontos nos interiores de cavernas, bem parecidos com os famosos cenotes no México.

Ilhabela – São Paulo

Ilhabela é composta por ilhas, ilhotes, além de lajes e parcéis (belíssimas estruturas submersas) e, por isso, tem várias regiões para a prática de mergulho. É possível observar diferentes espécies da fauna marinha tais como baleias, golfinhos, tartarugas, polvos, corais, diversos peixes.  Além de embarcações naufragadas e lindas paisagens submarinas. Esses pontos são indicados tanto para mergulhadores profissionais, bem como para quem quer praticar pela primeira vez, com o chamado mergulho de batismo. 

Informações úteis:

www.padibr.com.br

Escola de Mergulho Dive College
tel: 11. 94463-1145




Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Flavia Vitorino é jornalista e turismóloga especialista em destinos e viagens de natureza. Diretora de conteúdo do aplicativo LYFX e agente de viagens pela GO Escape.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.