Assim como lavar o cabelo é importante, manter a higiene das escovas e pentes também deve estar na lista de prioridade de cuidados capilares, afinal, esses objetos podem acumular sujeiras e bactérias.

+ Queda de cabelo pós-Covid é comum; saiba como recuperar os fios

+ Câncer de mama: o impacto da autoestima e projetos de beleza gratuitos para ajudar mulheres nessa condição

“Limpar sua escova de cabelo regularmente elimina a sujeira, resíduos do produto e oleosidade do couro cabeludo, que se acumulam nas cerdas com o tempo”, explica Alex Brown, um cabeleireiro de celebridades de Chicago, Estados Unidos, ao “Real Simple”, de onde são as informações.

O acúmulo de resíduos no couro cabeludo pode prejudicar a saúde dos fios, resultando em enfraquecimento, quebras e excesso de oleosidade. Além disso, a falta ou insuficiência de limpeza da escova também prejudica o funcionamento, visto que os fios presos nas cerdas podem atrapalhar seu desempenho.

Agora que você já sabe da importância da higienização dos objetivos, te ensinamos a seguir algumas técnicas para limpar adequadamente suas escovas de cabelo e pentes; confira:

Como limpar uma escova de cabelo

O método de limpeza indicado pelos especialistas vale para qualquer forma, tamanho ou tipo de cerdas de pentes e escovas. A recomendação é fazer o processo semanalmente e, em caso de caspa, duas vezes por semana.

Comece retirando cuidadosamente os fios presos nas cerdas. Vale ressaltar que, ter esse hábito diariamente exclui o acúmulo e favorece a praticidade nos dias de limpeza.

O segundo passo é molhar todo o objeto e colocar cerca de duas gotas de shampoo neutro ou sabonete neutro líquido. “Você pode usar as mãos para garantir que a espuma se espalhe por todas as cerdas. Faça movimentos cuidadosos em todas as cerdas por cerca de 30 segundos a um minuto”, ensina a cabeleireira Shelly Aguirre. 

Depois de passar o limpador, é hora de enxaguar com água em abundância, até se certificar que todo o resíduo foi eliminado. Após isso, sacuda o objeto para se livrar do excesso de umidade e, em seguida, coloque-o na horizontal para secar, com o lado das cerdas voltado para baixo, em um local arejado.

Dicas extras

Para remover com mais facilidade os fios presos no pente, utilize um cabo pontiagudo ou mesmo os dentes de outro pente para remover, puxando os cabelos para cima e para fora;

• Utilize água morna para potencializar a limpeza;

• Tenha cuidado ao molhar escovas de madeira e estofadas;

• Em caso de caspa, se os resíduos ficarem presos nas cerdas, Aguirre diz para deixar a escova de molho em água morna com sabão por cerca de 10 a 15 minutos, antes de esfregar as cerdas com os dedos.