Saúde da mulher

Aprenda a identificar e tratar a infecção dolorosa que atinge 20% das mulheres

Crédito: Freepik

A infecção do trato urinário (ITU) pode causar sintomas dolorosos e desagradáveis por onde passa, como a constante vontade de urinar e ardor ao fazê-lo. E, segundo a Organização de Saúde dos Rins da Austrália, mulheres contraem a infecção até 30 vezes mais que os homens.

+ Saiba o que é a cistite de lua de mel, que deixa Anitta ‘sem conseguir caminhar’ depois do sexo

+ Doença pouco conhecida faz 20% das mulheres sofrerem além do normal em seus ciclos menstruais

A mesma organização ainda relatou que 1 em cada 5 mulheres contrai a ITU durante sua vida. Depois de contraída, a infecção urinária se torna mais provável de acontecer no futuro: até 30% das mulheres que contraíram-na uma vez a têm repetidamente. Entenda mais sobre a condição com informações da “Women’s Health”.

Causas da ITU

A infecção do trato urinário acontece quando bactérias infiltram-se na uretra, no trato urinário ou nos rins. A bactéria mais propensa a alcançar essas áreas é a E. coli, encontrada normalmente em carne crua e nas fezes. 

Normalmente, os lábios vaginais e o esfíncter uretral trabalham para manter longe bactérias e outros agentes prejudiciais à saúde vaginal. No entanto, ocasionalmente (como durante o sexo ou ao passar papel higiênico de trás para a frente), as bactérias entram e se multiplicam, geralmente na bexiga, causando os sintomas da infecção.

Diagnóstico e tratamento

Para muitas mulheres, a suspeita da infecção de urina surge baseando-se em conhecimentos próprios ou pesquisando os sintomas em mecanismos de busca na internet. Existem também testes de farmácia que indicam ou não a presença da ITU, mas eles não substituem o diagnóstico médico.

Após o início dos sintomas e a suspeita da infecção, o próximo passo deve ser dirigir-se a um médico especializado ou ao pronto-socorro, para indicação do tratamento adequado. Se não for tratada, a infecção urinária pode passar para os rins, causando a pielonefrite aguda, uma condição que pode ser bastante grave, levando a complicações que requerem internação hospitalar.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua