Saúde da mulher

Entenda por que você tem desejo por doces e saiba como controlá-lo

Crédito: Freepik

Os doces, quando consumidos moderadamente, são bem-vindos na dieta. No entanto, o desejo incontrolável e o excesso de açúcar podem desencadear em problemas de saúde, desde cáries a diabetes e doenças cardíacas. Manter o equilíbrio nem sempre é fácil, por isso, é preciso entender a causa dessa circunstância para conseguir controlar o desejo.

+ Certos alimentos podem causar demência; saiba quais e o que comer para evitar

+ Especialista alerta sobre o ganho de peso no home office e dá dicas para evitar

Normalmente, a vontade diária de doces costuma ser consequência do hábito. “Você tem um estímulo, um comportamento e uma recompensa. No caso de um desejo ardente por açúcar, o estímulo pode ser terminar o jantar, o comportamento é comer os doces e a recompensa é como você se sente – neste caso, bem. Quando comemos açúcar, a insulina sobe nas partes primitivas do nosso cérebro que é a nossa via de recompensa. Isso causa um aumento na liberação de dopamina, que nos proporciona bem-estar e transforma nosso comportamento de comer açúcar em um hábito”, explica o médico e cirurgião cardíaco Michael Crupain em entrevista ao “Yahoo Life”.

Não comer o suficiente ou não manter uma dieta balanceada são alguns dos motivos pelos quais o corpo pode sentir maior necessidade de açúcar. Segundo o médico, é preciso fazer refeições completas com carboidratos saudáveis, vegetais, proteínas e fibras, combinação que garante energia sem precisar de picos de açúcar no sangue. Ansiedade, estresse, depressão, insônia e comer com pressa também podem levar à compulsão por açúcar.

Se você se identifica com algum dos motivos citados, tente tratá-los e busque por ajuda de profissionais, como nutricionista e psicólogos. O especialista aconselha controlar o desejo investindo em hábitos substitutos saudáveis, que possam “reprogramar o cérebro”. Para isso, vale apostar em simples coisas prazerosas, como falar com um amigo ao telefone, assistir programa seu favorito ou tomar um banho relaxante. Se essas alternativas não forem suficientes, consuma moderadamente doces naturais e sem adição de produtos artificiais – frutas e chocolate 70% cacau são boas opções e podem ser tão satisfatórias quanto.

Em casos de tonturas ou desejos cronicamente fortes ao ficar sem doces, é indispensável a ajuda de um profissional capacitado, pois essas reações podem indicar maiores problemas que precisam ser investigados e tratados individualmente por um especialista.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago