O iPhone poderá em breve estar disponível como um telefone de flip. A Apple desenvolveu pelo menos dois protótipos de seu smartphone mais vendido, que se dobra como uma concha, de acordo com o site de notícias de tecnologia The Information.
A versão dobrável está supostamente nos estágios iniciais de desenvolvimento e não estará disponível para os consumidores da Apple até 2026, no mínimo.
A gigante da tecnologia com sede em Cupertino, na Califórnia, está em negociações com pelo menos um fabricante na Ásia sobre quais componentes usar nos dois iPhones dobráveis, informou o The Information. Se o protótipo não atender aos padrões da Apple, o projeto será totalmente descartado, segundo o relatório.
No ano passado, a Samsung lançou dois smartphones dobráveis – o Galaxy Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5 – que apresentam câmeras mais avançadas, visuais mais nítidos e mais recursos para trabalho, chats de texto e vídeo.
De acordo com a Counterpoint, uma empresa de pesquisa de mercado de tecnologia, as remessas globais de telefones dobráveis aproximaram dos 19 milhões de unidades em 2023, o que representaria um aumento de 45% em relação a 2022, impulsionado principalmente pelo aumento da procura dos consumidores na China.
A Apple considera iPhones e iPads dobráveis há mais de uma década, mas a liderança da empresa não se comprometeu totalmente com a ideia, disseram fontes ao The Information.
Tim Cook, CEO da empresa, abordou a ideia de dispositivos dobráveis com seus engenheiros em 2018, afirmou o relatório.
Fontes disseram ao The Information que a empresa tem hesitado em apostar tudo em dispositivos dobráveis devido ao alto custo de varejo, bem como à falta de recursos atraentes que fariam o consumidor querer comprar um.
Ex-funcionários da Apple disseram ao The Information que a empresa tem trabalhado com a Samsung e outra gigante coreana da tecnologia, a LG, em um protótipo de iPad dobrável.
Em 2020, os engenheiros da Apple abandonaram o trabalho em um iPhone dobrável e se concentraram em um iPad dobrável que seria semelhante em tamanho a um iPad Mini.
Um iPad dobrável é considerado mais viável, pois seria mais grosso que um iPhone dobrável e não precisaria passar nos testes de queda exigidos dos iPhones.