App que organiza faxinas em casas afetadas por chuvas tem quase 20 mil voluntários

App que organiza faxinas em casas afetadas por chuvas tem quase 20 mil voluntários

App que organiza faxinas em casas afetadas por chuvas tem quase 20 mil voluntários* De Punta del Este, Uruguai

Os temporais que afetaram o Rio Grande do Sul tiveram impactos devastadores na vida da população do estado. Destruição, lama, pertences pessoais soterrados: quem não perdeu definitivamente o seu lar, viu poucas perspectivas de recuperação do que sobrou.

Brasileiros que assistiam às cenas de longe ajudaram da maneira que podiam: transformaram a internet em um verdadeiro mutirão solidário, com doações de mantimentos básicos, alimentos e dinheiro via PIX. 

Vendo essa solidariedade de perto, o empreendedor e professor universitário Felipe Menezes pensou: e se existisse uma maneira de ir além das doações materiais?

“Comecei a pensar no futuro e vi que seria muito difícil limpar essas casas que foram tomadas pela lama”, conta Felipe Menezes ao site IstoE durante o Gramado Summit, em Punta del Este

Desta dificuldade nasceu a plataforma Meu Lar de Volta, que organiza mutirões de limpeza de casas afetadas por chuvas no RS e em todo o Brasil, além de centralizar, com a ajuda do site Vakinha, doações em dinheiro realizadas pela população.

Com apenas dois dias de existência, o Meu Lar de Volta já havia conquistado milhares de seguidores nas redes sociais. além de mobilizar grandes nomes como Luciano Huck e Cleo Pires, o que permitiu a entrada de grandes marcas no projeto

“A Volkswagen nos procurou e fez a doação de 18 carros Amarok lotados de mantimentos. Dirigindo cada um desses carros, estavam pilotos de rally, acostumados a dirigir na lama e prontos para nos ajudar a acessar as áreas que antes não conseguíamos”, diz Menezes.

Doando tempo

De maio até aqui, quase 20 mil pessoas já se tornaram voluntárias e doaram seu tempo para ajudar nas faxinas realizadas em mais de 70 cidades, e Felipe não pretende parar por aí.

“A gente não quis vincular o nome do projeto ao Rio Grande do Sul pois buscamos engajar em uma causa maior. A ideia é que o ‘Meu Lar de Volta’ possa ser algo mundial atuando em várias frentes”, finaliza

Quer ajudar?

Ao acessar o site do Meu Lar de Volta, o usuário tem duas opções: pedir ajuda ou se disponibilizar para ajudar. Basta preencher o formulário com os seus dados pessoais e determinar qual é o tipo de ajuda você quer receber, ou fornecer.