Dificilmente algum torcedor do Corinthians não ficou desconfiado quando viu Cantillo entre os titulares no Dérbi do último sábado. Afinal ele não jogava desde a derrota para o Flamengo e não possui tantas características de marcaçã, mas foi escolhido para substituir Gabriel. A aposta de Sylvinho mostrou ser uma opção certeira, que deve ser utilizada mais vezes.

Há sete jogos Cantillo não atuava pelo Timão. Depois de desfalcar a equipe contra o Santos por conta de um incômodo na coxa, o meio-campista acabou perdendo espaço e não vinha sendo colocado nem no segundo tempo das partidas. Contra Ceará, Athletico-PR, Grêmio, Juventude, Atlético-GO e América-MG, ele foi relacionado pelo treinador, mas não saiu do banco de reservas.

Devido à suspensão de Gabriel, o primeiro substituto cogitado foi o do jovem Xavier, que tem características mais parecidas com a do camisa 5 e seria um contraponto à ofensividade de Willian, Renato Augusto, Giuliano, Gabriel Pereira e Róger Guedes, além de ser uma maneira mais segura de enfrentar um adversário forte como o Palmeiras, mas Sylvinho não seguiu essa lógica.

Com a ideia de ter mais posse de bola pelo meio e explorar o “lado de fora” o treinador corintiano acabou vendo seu plano dar certo, já que o rival não conseguiu ter vantagem no setor e foi pouco agressivo tanto para construir quanto para recuperar a posse de bola. Foi diante dessa oportunidade que Cantillo acabou crescendo no jogo e dominou o meio-campo na partida.

“O Cantillo fez um grande jogo, deu fluência na nossa saída. Ele tem uma saída extraordinária, bola curta, bola longa de inversão, um atleta que esteve muito protegido pelo que fizemos como comissão, como trabalho. Fizemos uma proteção envolta daquela linha de cinco homens, com Giuliano, Renato, GP, Willian e Cantillo”, comentou Sylvinho em entrevista coletiva pós-Dérbi.

Segundo o Footstats, o colombiano acertou 100% dos passes que tentou (48), fez quatro desarmes certos, uma interceptação, além de acertar três de cinco lançamentos. Em termos de construção ofensiva, ele ainda deu um passe para finalização, o que tradução uma atuação consistente em convergência com as ideias do treinador e com as características dos companheiros em campo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Esse ressurgimento bem sucedido de Cantillo pode lhe dar mais uma oportunidade na equipe titular quando o Corinthians enfrentar o Red Bull Bragantino, fora de casa, no próximo sábado, às 19h. Mais uma vez, Gabriel estará suspenso, deixando uma lacuna no setor. Se anteriormente havia uma dúvida sobre o substituto, parece que ela foi respondida no Dérbi.

No entanto, essa nova chance entre os titulares pode não parar aí para Cantillo. Essa formação pode se tornar uma variação para Sylvinho utilizar quando o jogo pedir essa característica. Além disso, mostra que é possível escalar uma equipe que seja predominantemente técnica do meio para frente, sem que haja prejuízos defensivos. Com um trabalho em conjunto, o time funcionará.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias