A cidade de Serrana, interior de São Paulo, registra uma queda na média de mortes causadas pelo coronavírus após vacinação em massa contra a doença. O número da média de mortos é até quatro vezes menor em comparação aos municípios com população similar na região de Ribeirão Preto (SP). As informações são G1.

Desde que Serrana foi escolhida para o Projeto S, estudo do Instituto Butantan sobre a efetividade da CoronaVac, registrou três novas vítimas, contra óbitos que oscilam entre 5 e 13. A vacinação em massa começou em 17 de fevereiro e foi concluída em 11 de abril. Mais de 60% da população de Serrana está imunizada.

Para o médico infectologista Fernando Bellissimo, da USP de Ribeirão Preto, os números mostram eficácia no principal resultado esperado pela vacina desenvolvida pelo Butantan, que é de reduzir a manifestação de casos graves da doença. “Esse é o efeito esperado da vacina CoronaVac: redução da mortalidade, sem grande efeito sobre a incidência. Ou seja, a vacina previne o adoecimento com maior gravidade, mas não a infecção pelo SARS-CoV-2”, diz.