Após uma turnê pela Europa que passou por Portugal, França, Alemanha e Espanha, a poeta, performer e multiartista Luna Vitrolira retorna ao Brasil com uma intensa programação cultural. A nova fase marca o lançamento de seu livro ‘Memória Tem Águas Espessas’ e da performance poético-musical ‘Em Nome da Liberdade’, que une palavra, corpo e música em uma abordagem sobre memória e ancestralidade.
- Retorno ao Brasil: Depois de se apresentar em quatro países europeus, a artista Luna Vitrolira inicia uma agenda nacional de eventos.
- Novos trabalhos: A programação inclui o lançamento do livro ‘Memória Tem Águas Espessas’ e a apresentação da performance ‘Em Nome da Liberdade’.
- Agenda diversificada: Os eventos ocorrem entre outubro e novembro em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, passando por capitais e cidades do interior.
- Temas centrais: A obra da artista pernambucana aborda questões como ancestralidade, corpo, memória e liberdade, dialogando com as raízes da cultura afro-brasileira.
Durante a turnê europeia, Luna Vitrolira participou de festivais e encontros literários ao lado de nomes como Conceição Evaristo, celebrando a diversidade da literatura contemporânea. A recepção do público em cidades como Lisboa, Paris e Berlim destacou o alcance de sua obra.
“A Eurotour foi uma travessia (…) histórica e um marco na minha carreira por ter levado minha poesia a outras geografias e por ter sentido como a literatura e sobretudo a poesia brasileira reverbera no mundo. Foi emocionante perceber que nossas vozes, quando falam desde o corpo, desde o território, encontram eco em qualquer lugar”, conta a artista.
Agora, de volta ao Brasil, a programação começa no Rio de Janeiro, na terça-feira, 21 de outubro, com a palestra “Cartografias Dissidentes: curadorias que ampliam o mapa da literatura brasileira”, no Sesc Copacabana. A agenda segue por Recife (PE), Juazeiro (BA), Fernando de Noronha (PE) e Uauá (BA), com lançamentos, oficinas e performances.
Os eventos incluem a apresentação do livro ‘Memória Tem Águas Espessas’ e da performance ‘Em Nome da Liberdade’ na Mostra Leão do Norte, em Recife, no dia 22 de outubro, e uma mesa de conversa no Juá Literário, em Juazeiro, ao lado da escritora Calila das Mercês, no dia 24 de outubro.
No dia 25 de outubro, Luna Vitrolira será a apresentadora do Festival Panela Jazz, em Recife, onde também fará intervenções poéticas. Encerrando o mês, no dia 30, ela ministra a oficina “De Repente Uma Glosa”, no Museu Cais do Sertão, como parte da exposição “Vidas em Cordel”.
Em novembro, a agenda continua no Festival de Poesia de Fernando de Noronha, entre os dias 14 e 16. O ciclo de apresentações termina em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com o show ‘Em Nome da Liberdade’ no Festival de Literatura de Uauá, no sertão da Bahia.
“É uma alegria imensa voltar ao Brasil com essa programação tão diversa, que vai do sertão à ilha (…). Cada encontro é uma oportunidade de expandir as fronteiras da palavra e reafirmar a poesia como um gesto de liberdade.”
Luna Vitrolira é uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea. Mestra em Teoria da Literatura, a multiartista pernambucana é autora de ‘Aquenda – o amor às vezes é isso’, finalista do Prêmio Jabuti em 2019. Sua trajetória articula arte, educação e pensamento crítico, com obras que exploram a oralidade e a ancestralidade afro-diaspórica.
Serviço
21 de outubro – Rio de Janeiro (RJ)
- Evento: Palestra “Cartografias Dissidentes: curadorias que ampliam o mapa da literatura brasileira”
- Local: Sesc Copacabana, às 10h.
- Detalhes: Atividade voltada a profissionais do Sesc RJ para refletir sobre a curadoria literária para além dos grandes centros.
22 de outubro – Recife (PE)
- Evento: Lançamento do livro ‘Memória Tem Águas Espessas’ e performance ‘Em Nome da Liberdade’
- Local: Sesc Casa Amarela – Mostra Leão do Norte.
24 de outubro – Juazeiro (BA)
- Evento: Lançamento do livro e mesa de conversa no Juá Literário
- Detalhes: Participação ao lado da escritora Calila das Mercês para debater as vozes femininas negras do Nordeste.
25 de outubro – Recife (PE)
- Evento: Apresentação e performances no Festival Panela Jazz
- Detalhes: Luna Vitrolira atuará como apresentadora e fará intervenções poéticas durante o evento.
30 de outubro – Recife (PE)
- Evento: Oficina “De Repente Uma Glosa”
- Local: Museu Cais do Sertão.
- Detalhes: Atividade imersiva sobre as formas de oralidade nordestina, como o repente e a glosa.
14 a 16 de novembro – Fernando de Noronha (PE)
- Evento: Lançamento do livro e performance ‘Em Nome da Liberdade’
- Local: Festival de Poesia de Fernando de Noronha.
20 de novembro – Uauá (BA)
- Evento: Show ‘Em Nome da Liberdade’
- Local: Festival de Literatura de Uauá.
- Detalhes: Apresentação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra.