O tenista brasileiro João Fonseca, 19 anos, conquistou no domingo, 26, o título inédito do ATP 500 da Basileia, na Suíça. A conquista é a maior de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1000 de Cincinnati, em 2001. Com o resultado, Fonseca alcançou a 24ª posição no ranking mundial.
+ Quanto João Fonseca ganhou de prêmio com o título do ATP 500 da Basileia
Ainda neste ano, o tenista tem participação confirmada em outros dois importantes torneios: o Masters 1000 de Paris, na França, que começa nesta semana; e o ATP 250 de Atenas, na Grécia, previsto para a primeira semana de novembro.
No Masters 1000 de Paris, João Fonseca já tem data e adversário definidos para a estreia. Nesta terça-feira, 28, ele entra em quadra contra o canadense Denis Shapovalov, atualmente o 23º colocado no ranking. Eles se enfrentaram recentemente nas quartas de final da Basileia, com vitória para o brasileiro por desistência do rival, que sofreu uma lesão.
Para o ATP 250 de Atenas, o chaveamento ainda não está definido. A competição, que será disputada entre 2 e 8 de novembro, tem entre os atletas confirmados Novak Djokovic (5º) e Stefanos Tsitsipas (33º).
O torneio é dirigido por Djordje Djokovic, irmão do ex-número 1 do mundo. A competição, que anteriormente ocorria em Belgrado, na Sérvia, foi transferida para a capital grega devido a crises políticas no território sérvio.