A vitória do Flamengo sobre o Ceará, nesta terça-feira, pela 36ª rodada do Brasileirão, adiou o título do Atlético-MG. Mas não por muito tempo. Caso tivesse empatado ou perdido para os cearenses, o time rubro-negro teria entregue a taça ao clube de Minas Gerais, que está na iminência de festejar sua segunda conquista do Nacional – a primeira ocorreu em 1971, 50 anos atrás. Porém, com o triunfo por 2 a 1, o Fla manteve o sonho do tri vivo, por mais que isso esteja bem distante.

Para ser campeão do Brasileirão 2021, os comandados de Cuca precisam apenas de dois pontos dos nove que ainda vão disputar. O Atlético-MG entra em campo nesta quinta-feira, contra o Bahia, fora de casa. Se vencer, levanta a taça. Se empatar ou perder, ainda dará ao Flamengo mais uma chance de encostar.

Com o triunfo no Maracanã, o Flamengo chegou aos 70 pontos. O Atlético tem 78. O time carioca chega, no máximo, aos 79 pontos. Então, o cenário ideal para o clube rubro-negro é que o rival mineiro só registre derrotas até o fim do campeonato. Ao mesmo tempo, o Fla precisa vencer todos os seus jogos. Assim, chegaria a 79 e os mineiros ficariam com os mesmos 78. Caso o Atlético empate um dos jogos, os dois se igualariam na pontuação.

O Atlético-MG depende apenas de si para erguer a taça nacional. Pelo Brasileirão, além do Bahia, ainda tem pela frente o Red Bull Bragantino, em casa, e o Grêmio, que luta contra a degola, no Sul. O Flamengo ainda encara o Sport, já rebaixado, em Pernambuco, o Santos, no Rio de Janeiro, e ainda o Atlético-GO, fora de casa. Os dois candidatos ao título, portanto, não têm compromissos difíceis pela frente.

O time de Belo Horizonte ainda tem outro título importante para disputar nesta temporada: o da Copa do Brasil. A equipe de Cuca recebe o Athletico-PR no jogo de ida no dia 12 de dezembro e depois vai até o Paraná para disputar a partida da volta, no dia 15. Na vitória sobre o Fluminense por 2 a 1, no fim de semana, houve muita festa dos torcedores no Mineirão e o grito de “bicampeão” ecoou pelo estádio em Belo Horizonte.