Mundo

Após semana caótica, mau tempo segue castigando Itália

BOLONHA, 19 NOV (ANSA) – Após uma semana de inundações em Veneza, nevascas nos Alpes e chuvas por todo o território nacional, o mau tempo segue provocando danos e transtornos de norte a sul da Itália.   

O rio Ídice, na província de Bolonha, transbordou nesta terça-feira (19) e forçou a evacuação de estradas e áreas rurais situadas em suas margens. O curso d’água já havia ultrapassado seus limites no domingo (17), na cidade de Budrio.   

As chuvas que caem na Emilia-Romagna desde a noite de segunda-feira (18) já geraram pelo menos 450 intervenções do Corpo de Bombeiros, sobretudo em zonas alagadas.   

Na Província Autônoma de Bolzano-Alto Ádige, onde diversas comunidades ficaram isoladas na semana passada por causa da neve, o nível de alerta foi elevado para dois (em uma escala que vai até quatro). Cerca de 40 estradas ainda estão bloqueadas, assim como a linha ferroviária do Vale Pusteria, onde um trem descarrilou na última segunda.   

Já na ilha da Sardenha, as fortes chuvas derrubaram o teto de uma residência, mas a proprietária, que estava dormindo, não foi atingida. Em Veneza, que sofreu quatro grandes inundações em menos de uma semana, continua chovendo, porém a maré deu uma trégua à cidade.   

O nível da água não superou um metro pelo segundo dia seguido, evitando novos alarmes na capital do Vêneto. Entre os dias 12 e 17, Veneza registrara marés de 187, 144, 154 e 150 centímetros, valores suficientes para alagar mais de 70% de seu centro histórico. (ANSA)