Após artistas asiáticas publicarem fotos vestindo camisas do Guarani Futebol Clube, tradicional equipe de Campinas (SP), em outubro de 2023, o clube anunciou que aproveitará a “febre” para lançar roupas no estilo “K-Pop”, que não serão usadas pelo time. As postagens foram feitas pela cantora japonesa Hanabashi Rio, do grupo NiziU, e a coreana Gaeul, do conjunto IVE. As informações são do Globo Esporte e do Jornal da Band.

+ Técnico Umberto Louzer pede equilíbrio para Guarani reagir após dura derrota

+ Coreia do Sul dá visto de 2 anos para entusiastas do k-pop

A japonesa apareceu em fotos com uma camisa retrô do Guarani que nunca foi usada pelo time profissional, já a coreana, fez uma publicação trajando uma peça de roupa similar do Bugre. As peças se tornaram sucesso no continente asiático, e muitas pessoas compraram exemplares de diversas cores da equipe de Campinas. “A gente atingiu um alcance inesperado”, afirmou Adriano Hintze, vice-presidente de marketing do clube.

Não se sabe ao certo como ambas tiveram acesso a tais itens do time, mas acredita-se que seja resultado de uma excursão realizada pelo Guarani no Japão, em 1996. Na ocasião, o Bugre venceu o Verdy Kawasaki e foi derrotado pelo Kashima Antlers. O supervisor do clube Adriano Fernandes explica que ao fim dos jogos, foram distribuídas camisas, fotos e brindes aos torcedores.

A camisa do clube é vendida em lojas de roupas casuais por preços equivalentes a R$ 180 na Coréia do Sul. Com o sucesso dos exemplares, o Guarani decidiu que irá apresentar uma camisa retrô exclusiva, almejando conseguir comercializá-la no exterior. “A intenção nossa é lançar modelos diferentes para atingir esse público, e já é um projeto que está em desenvolvimento”, concluiu Adriano Hintze.