Esportes

Após quase um mês sem jogar, Rafael Nadal estreia com vitória em Acapulco

Nem parecia que estava há quase um mês sem disputar uma partida oficial. Na noite de terça-feira, o espanhol Rafael Nadal fez a sua estreia no ATP 500 de Acapulco, realizado em quadras rápidas no México, e ganhou com facilidade do compatriota Pablo Andujar por 2 sets a 0, com as parciais de 6/3 e 6/2. Este foi seu primeiro jogo desde a eliminação nas quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro, para o austríaco Dominic Thiem.

Duas vezes campeão – em 2005 e 2013, quando o torneio no México ainda acontecia em quadras de saibro -, o atual número 2 do mundo só fez uma final na quadra dura de Acapulco, em 2017. No ano passado, perdeu três match points e foi derrotado em um duelo polêmico na segunda rodada contra o australiano Nick Kyrgios.

Seu próximo adversário, já pelas oitavas de final, será o sérvio Miomir Kecmanovic, que na segunda-feira superou de virada o australiano Alex de Minaur por 2 sets a 1 – com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3. Aos 20 anos, o tenista da Sérvia é o 50.º do mundo no momento.

Finalista do ano passado, quando caiu diante de Kyrgios, o alemão Alexander Zverev manteve o embalo de sua ótima campanha no Aberto da Austrália e superou Jason Jung, de Taiwan, que saiu do qualifying, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/1. O cabeça de chave número 2 faz agora um duelo diante do norte-americano Tommy Paul, que virou em cima do compatriota Mackenzie McDonald na segunda-feira.

Outros classificados às oitavas de final em Acapulco foram o canadense Felix Auger-Aliassime (cabeça 4), o norte-americano John Isner (5), o búlgaro Grigor Dimitrov (7) e o sérvio Dusan Lajovic (8). Kyrgios, atual campeão e sexto pré-classificado, sentiu dores nas costas e abandonou a partida de estreia contra o francês Ugo Humbert depois de ter perdido o primeiro set por 6/3.

FEMININO – O torneio feminino em Acapulco já teve surpresas logo na primeira rodada. Cabeça de chave número 1, a norte-americana Sloane Stephens foi eliminada pela mexicana Renata Zarazua, que venceu por 2 sets a 0, com as parciais de 6/4 e 6/2.

Quem também caiu precocemente foi a também norte-americana Venus Williams, quinta pré-classificada, para a eslovena Kaja Juvan por 2 sets a 1 – parciais de 4/6, 7/6 (7/4) e 6/2.