13/03/2024 - 14:32
Uma mulher de Rio Claro (SP), cidade que fica a cerca de 177 quilômetros da capital paulista, teve que reverter uma cirurgia bariátrica após sair da obesidade e chegar aos 36 quilos. Ana Paula Santana, que trabalha como auxiliar-administrativa, fez o procedimento na segunda-feira, 11, em São José do Rio Preto. As informações são do Jornal da EPTV 1ª Edição, da TV Globo.
A cirurgia bariátrica foi feita por Ana Paula em agosto de 2022, e desde então, a mulher não conseguiu mais se alimentar propriamente. Antes do procedimento, a moradora de Rio Claro que conta com 1,52 de altura pesava 96 quilos.
+ Cirurgia bariátrica: saiba os riscos, benefícios e se é mesmo eficaz
+ Cirurgia bariátrica: entenda o procedimento realizado por Jojo Todynho
Ana Paula conviveu com o sobrepeso durante grande parte da vida, mas tal condição causou o aparecimento de problemas de saúde como pressão alta e uma dor no joelho. Apesar de ter um procedimento bem sucedido, a mulher começou a passar por dificuldades na hora de se alimentar com comidas sólidas.
“Era como se meu estômago estivesse cheio. Era uma coisa que ficava subindo e descendo. Enquanto eu não colocava para fora eu não tinha sossego. Mesmo tomando medicação antes do almoço era a mesma coisa”, explicou Ana Paula, acrescentando que passou o Natal e o Ano Novo de 2022 internada devido aos problemas.
Mesmo passando por três cirurgias em dez dias, os problemas alimentares de Ana Paula persistiram. Após fazer consultas e exames em São José do Rio Preto, a mulher conseguiu acesso a um procedimento de reversão da bariátrica. “Espero poder sentar em uma mesa e fazer uma refeição de verdade, porque faz um ano e meio que não sei o que é isso”, concluiu a moradora de Rio Claro.
Cirurgia bariátrica
Segundo Jorge Zbeidi, médico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, existem dois métodos em que o procedimento pode ser conduzido. Em uma das maneiras, há a redução apenas do estômago, em outra, tal mudança é acompanhada de uma alteração no caminho do intestino.