HAVANA, 9 NOV (ANSA) – Após ter deixado um rastro de destruição na América Central, a tempestade tropical Eta chegou aos Estados Unidos neste domingo (9). O fenômeno gerou fortes ventos e chuvas intensas no sul da Flórida, segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC).
Antes dos EUA, a tempestade atravessou Cuba causando diversos danos a infraestruturas e plantações em decorrência dos ventos e da forte chuva. No entanto, o fenômeno não deixou vítimas.
O Eta tocou o solo norte-americano por volta das 23h locais, em Lower Matecumbe Key, na Flórida. Segundo o NHC, a ilha foi atingida por ventos de até 100 km/h.
Mais de 23 milhões de pessoas no sul da Flórida estão sob alerta de furacão ou tempestade tropical, com 21 condados em estado de emergência. De acordo com a imprensa local, mais de 30 mil moradores da região estão sem energia elétrica.
Em decorrência dos fortes ventos, diversas escolas e pontes foram fechadas nesta segunda-feira (9).
O alerta de um furacão foi descartado para o sul da Flórida. As autoridades também emitiram advertências de tempestade tropical para Florida Keys e a Baía da Flórida.
Apesar de não ter causado vítimas em Cuba, a tempestade deixou pelo menos 200 pessoas mortas ou desaparecidas desde que atingiu Nicarágua, Guatemala e Honduras. O Eta também provocou inundações e deslizamentos de terra. (ANSA).