Após ONU, Reino Unido formaliza fim de sanções contra Al-Sharaa

LONDRES, 7 NOV (ANSA) – O Reino Unido formalizou nesta sexta-feira (7) a retirada das sanções contra o atual presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa.   

A revogação, anunciada pelo portal oficial do governo britânico, chega após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter feito o mesmo na semana passada, na esteira do encontro entre Al-Sharaa e seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump.   

Londres já havia anulado suas sanções contra o Estado sírio após a queda do regime ditatorial da família Assad, realizada em dezembro passado pelo atual mandatário, quando ele ainda liderava os jihadistas e usava o nome de Abu Mohammad al-Jolani.   

Em meio ao processo de estabilização da Síria e da reconstrução de seu território após a guerra civil que durou 13 anos, Al-Sharaa, que compareceu à abertura da Cúpula do Clima em Belém na última quinta (6), reuniu-se com o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. Os dois conversaram sobre investimentos do país europeu em Damasco.   

O italiano destacou que Roma “está na vanguarda da estabilidade da Síria e de um processo político pacífico e inclusivo”, incluindo a “proteção das importantes comunidades cristãs da região”. (ANSA).