A influenciadora e assistente de palco Luana Andrade morreu, aos 29 anos, nesta terça-feira, 7, vítima de uma embolia pulmonar. Ela estava internada no Hospital São Luiz, unidade do Itaim, em São Paulo, onde deu entrada para realizar procedimentos estéticos.

Luana Andrade realizava uma lipo na perna, na altura do joelho, após ter realizado a intervenção na região do abdômen quando sofreu quatro paradas cardíacas e não resistiu.

Todo procedimento cirúrgico envolve risco e a avaliação antes de realizar qualquer cirurgia precisa ser cuidadosa. É o que alerta o cirurgião plástico Dr. Diovane Ruaro, o Presidente do Colégio de cirurgia plástica.

“De fato, cirurgias plásticas, incluindo a lipoaspiração, podem apresentar intercorrências e, ocasionalmente, complicações fatais. O pré-operatório deve ser realizado da maneira mais criteriosa possível, escolhendo o momento mais adequado levando em consideração a saúde do paciente e o tempo necessário para a recuperação”.

“As cirurgias plásticas e, em particular, a lipoaspiração, não devem ser agendadas precipitadamente, já que são procedimentos eletivos. É necessário um planejamento cuidadoso, tanto para a preparação pré-operatória quanto para o acompanhamento pós-operatório. Os riscos associados à lipoaspiração são variáveis, pois dependem do tamanho das áreas a serem tratadas, sendo maiores em cirurgias mais extensas”, afirma o especialista.

Também membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica, o professor em cirurgia plástica Dr. Eduardo Teixeira, diz que é difícil afirmar o que aconteceu especificamente no caso da influenciadora. 

“Entretanto, a ocorrência de um óbito durante o procedimento cirúrgico pode estar restrita a poucas causas: um acidente cirúrgico, como a perfuração acidental de um grande vaso sanguíneo levando a um choque hipovolêmico e morte, ou uma complicação anestésica, o que é pouco frequente em pacientes dentro de uma sala monitorizada com a equipe de anestesia presente”, destacou ele.

Os médicos alertam que lipoaspiração é uma cirurgia como qualquer outra e que existe cirurgia ou procedimento médico que não envolva algum tipo de risco, podendo ocorrer intercorrências e complicações.