Após Milão-Cortina, Itália discute candidatura de Roma para sediar Olimpíadas

ROMA, 23 FEV (ANSA) – Após o sucesso de Milão e Cortina d’Ampezzo, a Itália já começa a discutir uma possível candidatura de Roma para sediar as Olimpíadas de Verão na próxima década, estimulada pelos elogios de atletas e dirigentes à organização dos Jogos de Inverno de 2026.   

“Naturalmente, nós estaremos plenamente disponíveis a colaborar e apoiar esse projeto, que, obviamente, exige a união de todos os diversos atores institucionais”, declarou o prefeito da capital italiana, Roberto Gualtieri, nesta segunda-feira (23), dia seguinte ao encerramento de Milão-Cortina.   

“Seria uma grande oportunidade para a cidade prosseguir e dar continuidade a um trabalho de requalificação e transformação.   

Nós sempre dissemos que foi um pecado não ter as Olimpíadas de 2024″, acrescentou Gualtieri.   

Roma chegou a se candidatar para organizar os últimos Jogos de Verão, mas acabou se retirando da disputa após a eleição de Virginia Raggi, do partido populista Movimento 5 Estrelas (M5S), que era contra o projeto, em 2016.   

Após Paris 2024, as Olimpíadas irão para Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028 e Brisbane, na Austrália, em 2032. “É justo que essas coisas sejam avaliadas com grande atenção por todos e que haja um diálogo entre as instituições, mas nós estamos prontos para fazer a nossa parte”, assegurou Gualtieri.   

Já o senador e ex-premiê Matteo Renzi defendeu uma candidatura conjunta entre Roma e a região da Toscana. “É hora de construir a candidatura para 2040. Após o ocorrido em 2024, seria um erro apostar tudo em Roma. Se quisermos manter a capital, que, aos olhos do Comitê Olímpico Internacional, cometeu uma grosseria incrível ao retirar sua candidatura, vamos expandir a proposta para incluir um território maior. É por isso que insisto que uma candidatura conjunta Roma-Toscana poderia ser vantajosa para todos”, disse.   

A Itália sediou as Olimpíadas de Verão apenas uma vez, em 1960, em Roma. (ANSA).