Após ser criticado pelo primeiro debate contra Donald Trump nas eleições deste ano para a presidência dos Estados Unidos, Joe Biden admitiu não debater “tão bem” como há quatro anos. O presidente, porém, defendeu sua candidatura.

+ Desempenho de Biden em debate instaura pânico em democratas

“Não ando com tanta facilidade como antes, não falo com tanta fluidez como antes, não debato tão bem como antes, mas sei o que sei: sei dizer a verdade”, disse Biden em um comício na Carolina do Norte (leste).

“Eu sei distinguir o certo do errado. Eu sei como fazer este trabalho. Eu sei como fazer as coisas. Eu sei, como milhões de americanos sabem, que quando te derrubam, você se levanta”, acrescentou.

O representante do Partido Democrata também afirmou que não se candidataria novamente se não acreditasse que poderia fazer “este trabalho porque, francamente, o que está em jogo é muito alto”.

Críticas

A mídia e analistas estadunidenses foram quase unânimes em avaliar mau a atuação de Joe Biden no debate desta quinta-feira. Voz fraca e rouquidão (segundo a campanha, devido a uma constipação) foram alguns dos problemas apontados.

O presidente também gaguejou diversas vezes durante o debate, proferiu frases confusas e se repetiu em várias oportunidades. O desempenho causou temor no Partido Democrata, que teme que o desempenho do presidente possa afundá-lo nas pesquisas para as eleições contra o republicano Donald Trump.