Após a PF (Polícia Federal) ter indiciado Jair Bolsonaro (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito que investiga a obstrução de Justiça no inquérito que apura o plano de golpe de Estado, o filho do ex-presidente se manifestou por meio das redes sociais, dizendo que tomou conhecimento sobre o caso por meio da imprensa.
+ Jair Bolsonaro e Eduardo são indiciados em inquérito de obstrução de Justiça
Em sua conta no X, ele afirmou que, se seu “‘crime’ for lutar contra a ditadura brasileira”, que ele declara-se “culpado de antemão”. Ainda de acordo com o deputado, sua atuação nos Estados Unidos “jamais teve como objetivo interferir em qualquer processo em curso no Brasil”.
“Sempre deixei claro que meu pleito é pelo restabelecimento das liberdades individuais no país, por meio da via legislativa, com foco no projeto de anistia que tramita no Congresso Nacional”, disse Eduardo Bolsonaro.
Ele também disse, em sua mensagem na rede social, que “causa espanto que a Polícia Federal aponte supostos partícipes de um crime absolutamente delirante, mas não identifique os autores”.
“Se a tese da PF é de que haveria intenção de influenciar políticas de governo, o poder de decisão não estava em minhas mãos, mas sim em autoridades americanas, como o presidente Donald Trump, o Secretário Marco Rubio ou o Secretário do Tesouro Scott Bessent. Por que, então, a PF não os incluiu como autores? Omissão? Falta de coragem?”, questionou.
Além disso, ele também lembrou que está morando nos Estados Unidos neste momento. “Vivo sob a jurisdição americana e, portanto, plenamente amparado pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que assegura não apenas a liberdade de expressão, mas também o direito de peticionar nossas demandas ao governo que rege a nossa jurisdição”, disse.
Sobre as conversas em que ele aparece xingando e brigando com o pai, ele disse que “é lamentável e vergonhoso ver a Polícia Federal tratar como crime o vazamento de conversas privadas, absolutamente normais, entre pai e filho e seus aliados. O objetivo é evidente: não se trata de justiça, mas de provocar desgaste político”, afirmou.
Veja o pronunciamento completo
Nota de Esclarecimento – Eduardo Bolsonaro
Tomei conhecimento, pela imprensa, do relatório divulgado pela Polícia Federal e considero importante esclarecer alguns pontos:
1. Minha atuação nos Estados Unidos jamais teve como objetivo interferir em qualquer processo em curso no…
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 20, 2025