BOLONHA, 21 MAR (ANSA) – A cidade de Treviso, da região do Vêneto, venceu nesta quarta-feira(21) o “desafio do tiramisù” contra o município de Tolmezzo, localizado na região de Friuli-Veneza Giulia, e conquistou a autoria do famoso doce italiano. A disputa aconteceu no Fico Eataly World, em Bolonha, e visava estabelecer o verdadeiro autor da receita – reivindicado por ambas regiões. De acordo com os jurados – mais de 50 pessoas, dentre elas, cozinheiros, doceiros e jornalistas – a equipe do Vêneto reuniu “a maior harmonia entre poucos, mas simples ingredientes”. Mas, segundo o prefeito de Treviso, Giovanni Manildo e de Tolmezzo, Francesco Brollo, ambas cidades estão dispostas a realizar a disputa novamente para promover e celebrar, em conjunto, o tiramisù, definindo um “monumento” da cozinha italiana no mundo.   

Para realizar o desafio foram utilizados 400 ovos, 100 kg de queijo Mascarpone, 5 kg de açúcar e 12 litros de café. A ideia partiu de Clara e Gigi Padovani, autoras do livro “História, curiosidades e interpretações do doce italiano mais amado”, e pelo fundador do Eataly, Oscar Farinetti.   

Na última atualização da lista dos Produtos Agroalimentares Tradicionais (PAT) do Ministério das Políticas Agrícolas, a sobremesa aparece como originária de Friuli-Veneza Giulia.   

Porém, o Vêneto dizia que o doce à base de mascarpone e café foi criado em Treviso. (ANSA)