Após golfinho, foca-monge ameaçada surge nas águas de Veneza

VENEZA, 16 DEZ (ANSA) – Depois que o golfinho “Mimmo” começou a frequentar as águas de Veneza nos últimos meses, a lagoa da cidade recebeu um novo visitante: uma foca-monge, espécie típica do Mediterrâneo e que está ameaçada de extinção.   

O animal foi filmado nadando perto da entrada do Lido, que liga a Lagoa de Veneza ao Mar Adriático, no domingo (14), e o vídeo foi publicado na página do Facebook “Pesca in laguna e mare”.   

“É provável que este espécime tenha vindo às nossas águas para explorar novas áreas, talvez em busca de alimento, já que nossas costas são ricas nos peixes que servem de dieta para eles”, disse Mauro Bon, do Museu de História Natural Giancarlo Ligabue, em Veneza.   

“Também é possível que tenha vindo da costa croata, onde existem grandes populações de focas-monge”, acrescentou. Segundo ele, o Mar Adriático (um dos trechos do Mediterrâneo) tem registrado um “pequeno incremento da espécie, embora ela continue em risco de extinção”.   

Ao longo dos últimos meses, a presença do golfinho Mimmo na Lagoa de Veneza gerou preocupação em ambientalistas e animalistas, que temem que o mamífero seja atingido pelo intenso fluxo de embarcações nas águas que banham o centro histórico da cidade.   

Equipes de cientistas já tentaram usar sonares para afastar o animal até o Adriático, mas ele sempre acaba voltando. (ANSA).