Capitão da seleção da Áustria, Christian Fuchs anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria da equipe, uma semana depois da eliminação na Eurocopa. Em um vídeo publicado na sua página no Facebook, o lateral-esquerdo do Leiceser afirmou que a derrota por 2 a 1 para a Islândia “foi meu último jogo em vermelho-branco-vermelho (uma referência ao desenho da bandeira austríaca)”.

“Olhando para trás, eu tenho que dizer que sinto muito orgulho dos dez anos que joguei pela equipe”, declarou Fuchs, que foi nomeado capitão pelo técnico Marcel Koller há quatro anos.

Tendo feito a sua estreia em maio de 2006, Fuchs, de 30 anos, disputou 78 partidas pela seleção da Áustria e marcou um gol, em um amistoso em 2010, contra a Grécia. Koller disse que a aposentadoria de Fuchs era “uma pena” e elogiou o defensor “pelo seu compromisso exemplar como capitão”.

Após uma campanha praticamente perfeita nas Eliminatórias da Eurocopa, tendo somado 28 de 30 pontos possíveis, a Áustria era apontada como uma das seleções que poderia surpreender no torneio. A equipe, porém, somou apenas um ponto – além de ter perdido pela Islândia, foi batida por 2 a 0 pela Hungria e empatou por 0 a 0 com Portugal -, sendo eliminada na fase de grupos.

“Não foi satisfatória, todos nós sabemos disso”, afirmou Fuchs, comentando a campanha da seleção da Áustria na competição. “Ainda assim, a aventura na França foi muito especial para mim”, acrescentou.

Fuchs atuou por Bochum, Mainz e Schalke 04 antes de chegar ao Leicester há um ano e ajudar o clube a faturar um improvável título do Campeonato Inglês. Agora ele vai se concentrar apenas no time, não atuando mais pela seleção da Áustria, que também defendeu na Eurocopa de 2008.