Após participar da primeira fase da novela “Êta Mundo Melhor!”, da TV Globo, o ator mirim Ygor Marçal, de 12 anos, acaba de estrear na série de streaming “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, disponível na HBO Max desde o último domingo, 31. A produção conta com cinco episódios.
Ygor interpreta Leandro, um menino que descobre ser gay, fã de She-Ra e He-Man, e que sonha em ser bailarino como o tio, personagem de Wayne Marinho.
Sobre o personagem, ele conta: “Leandro tem uma família inspiradora: sua mãe, interpretada por Eli Ferreira, foi a primeira aeromoça negra do Brasil; seu pai, vivido por Fifo Benicasa, é um homem afetuoso e protetor; e seu tio, papel de Wayne Marinho, enfrenta a dura realidade do HIV em plena crise da doença no país. É um menino que a mãe descobre que é gay, fã da She-Ra, do He-Man, e que sonha em ser bailarino como o tio.”
A série, baseada em fatos reais, revisita a epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1980 e acompanha um grupo de comissários de bordo que contrabandeia AZT, medicamento antirretroviral proibido na época, para pacientes em estágio avançado da doença.
Produzida pela Morena Filmes e dirigida por Marcelo Gomes e Carol Minêm, a produção já recebeu prêmios em festivais internacionais, incluindo Berlim e Valência.
Ver essa foto no Instagram
Sobre a preparação para interpretar Leandro, Ygor explica: “Tive que aprender passos de balé com a preparadora Lala Bitch e também tive a preparação com a querida Helena Varvaki, que fez um trabalho incrível de sentimento, acolhimento e muito amor entre a família”.
“Foi uma experiência que me marcou muito como ator e como pessoa. Eu amo quando faço personagens que saem da minha zona de conforto. Foi muito especial poder mergulhar no universo do Leandro, aprendendo balé e explorando toda essa emoção junto com a equipe”, completa.
Além da série, Ygor representa o Brasil e o Canal Futura na TALI 2025, o Conselho de Infâncias promovido pela Associação de Televisões Educativas da América Latina. Entre outros trabalhos na TV aberta, ele participou das novelas “Segundo Sol”, “Salve-se Quem Puder” e “Amor Perfeito”.