ROMA, 22 SET (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, descartou nesta terça-feira (22) uma remodelação no gabinete de seu governo, depois do país realizar sua primeira eleição após o início da pandemia do novo coronavírus.   

“Estou feliz com a minha equipe de governo, é uma equipe coesa em que todos os ministros, em situação de emergência, trabalharam com muito empenho”, afirmou o premier italiano.   

Ao ser questionado por jornalistas no Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, Conte explicou que está satisfeito com o comprometimento de seus políticos, representantes da coalizão entre o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD), e não vê necessidade de uma modificação.   

Segundo ele, o PD “não levanta a questão do remanejamento, mas para relançar a ação. “A Itália deve executar e implementar o plano de recuperação”, acrescentou.   

Conte ainda desejou um bom trabalho para todos os governadores eleitos na votação de 20 e 21 de setembro, que deixou clara o avanço da direita na Itália.   

“Há algum tempo venho trabalhando com amigos do M5S. Não acho que eles esperavam resultados brilhantes nas regionais, historicamente não é assim. Numa fase de transição vão continuar a evoluir até relançar a sua ação política. Mas agora têm que se consolar, porque foram promotores do referendo”, afirmou.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Apesar do governo ter conseguido uma vitória com o “sim” para a reforma constitucional que reduz o número de parlamentares eleitos, Conte reforça que não se sente “equilibrado” ou “imóvel”. “Não estou com vontade de dizer que o governo está fortalecido”. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias