ISTOÉ Gente

Após diagnóstico de afasia, Bruce Willis aparece em foto com filha

Crédito: Reprodução/Instagram

Bruce Willis, de 67 anos, que nesta semana anunciou pausa em sua carreira após ser diagnosticado com afasia, doença que afeta a capacidade de se comunicar com os outros, o ator americano apareceu numa foto ao lado da filha Mabel Ray, para celebrar o aniversário de 10 anos da herdeira.

Emma Hemming, esposa de Willis e mãe da menina, foi quem compartilhou o clique na rede social. : “É isso, bebê! Sonhe alto, continue alcançando as estrelas e lembre-se de viver ao máximo. Feliz aniversário de 10 anos para nossa Mabel. Você é coração e alma. Obrigada por nos escolher, porque você é muito amada e respeitada”, escreveu ela na legenda do post.

Saiba mais sobre a doença de Bruce Willis

O que é afasia?

É uma condição que causa dificuldades com linguagem e fala, afetando a habilidade de comunicação. Pacientes de afasia podem ter problemas para conversar, entender, ler, digitar e escrever.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Alguns podem ter dificuldade em entender frases pronunciadas rapidamente, enquanto outros têm problemas para entender trocadilhos. Há, ainda, os que acham difícil elaborar frases longas e confundem palavras.

Tipos de afasia

De acordo com a “Johns Hopkins Medicine”, existem diferentes tipos de afasia. Na afasia de Broca — ou afasia expressiva — pessoas podem eliminar as palavras “e” e “o” de seu vocabulário e falar em frases curtas. Já na afasia de Wernicke — ou afasia receptiva —, os pacientes podem se expressar com frases longas e confusas, adicionar palavras desnecessárias e criar palavras novas. Eles também podem ter dificuldade em entender a fala de outras pessoas

A doença é o resultado de danos a uma ou mais áreas de linguagem do cérebro, encontradas no lado esquerdo do órgão na maioria das pessoas. Esse dano pode ser o resultado de uma lesão traumática, um tumor cerebral ou um acidente vascular cerebral (AVC), que priva parte do cérebro de sangue. Estima-se que cerca de um terço dos derrames resultem em algum grau de afasia.

Afasia pode ser tratada?

Não há cura para a condição, mas existem tratamentos que podem aliviar seus sintomas. A escolha do tratamento dependerá da idade do paciente, de suas condições de saúde, sintomas e da causa da doença. Uma das principais formas de tratamento, entretanto, é a terapia da fala e da linguagem.

Familiares e amigos de pessoas com afasia também podem ajudar. Isso envolve dicas simples, como falar de forma clara e lenta, manter contato visual durante a comunicação, usar frases mais curtas e dar à pessoa tempo suficiente para se expressar.

Veja abaixo a foto de Bruce Willis com a filha:

Instagram will load in the frontend.