A negociação entre Flamengo e Shanghai Port chegou ao fim e o meia Oscar não defenderá o Rubro-Negro nesta temporada. A vinda do meia – tratada com cautela e vista como quase “impossível” na Gávea – não foi concretizada pois o clube chinês não o liberou por empréstimo, e deseja o seu retorno a partir de 2023. Contudo, houve um acerto entre o Flamengo e Oscar, e ambos estiveram confiantes em um “final feliz”. Abaixo, o L! traz a linha do tempo das conversas.


+ Felipe Prior está na lista de participantes confirmados de ‘A Fazenda14’
+ Em crise, Real Betis não inscreve Luiz Henrique, ex-Fluminense, e outros brasileiros no Espanhol
+ Auxílio caminhoneiro: não recebeu? Veja como atualizar o cadastro

INÍCIO DAS CONVERSAS ENTRE FLAMENGO E OSCAR

Os primeiros contatos entre a direção da Gávea e representantes do meia foi no início de julho, como confirmou Marcos Braz em entrevista no Ninho, no dia 18. Logo de cara, a impressão foi de que o Shanghai Port dificultaria a saída do meia, mesmo por empréstimo.

– A tendência é que ele teria muita dificuldade para conseguir a liberação do time chinês. Na mesma consulta, eu perguntei qual seria a faixa salarial e até me desanimei porque era um valor considerável. O que posso garantir é que nunca conversamos com o clube chinês.

Dez dias depois, o discurso de Braz já era diferente – apesar da cautela ao se referir ao clube chinês. Em resposta no dia 28, o dirigente confirmou que, com Oscar, o Flamengo havia encaminhado um acordo: “Falta a liberação (do Shanghai Port-CHI). Com o jogador não temos problema”, resumiu o homem forte do futebol da Gávea.

OSCAR VESTE O MANTO…

Diante do desejo de Oscar em permanecer no Brasil até dezembro, após o nascimento de seu terceiro filho em julho, o Shanghai Port aceitou liberá-lo das atividades do clube até dezembro. A notícia, trazida em 1º de agosto, aumentou o otimismo pelo acerto com o Flamengo, que manteve os “pés no chão”, aguardando a chegada do documento oficial. Uma foto do meia vestindo a camisa do Rubro-Negro, que viralizou rapidamente, deixava claro o desejo do atleta.

Oscar com a camisa do Flamengo

O meia Oscar vestindo a camisa do Flamengo (Foto: Reprodução)

Dois dias depois, publicações de Oscar e Shanghai Port voltaram a empolgar a Nação. O meia confirmou que seguiria no Brasil até dezembro, enquanto o clube chinês se despediu do ídolo com um “nos vemos em breve!”. Paciente, o Flamengo seguia aguardando a liberação oficial pelo atleta de 30 anos até o último minuto possível – como Marcos Braz voltou a afirmar na última sexta, 12 de agosto.

CLUBE PREPARA ANÚNCIO…

No dia 6, quando o Flamengo venceu o São Paulo no Morumbi, foi noticiado que Oscar pegaria uma carona com a delegação rubro-negra para o Rio de Janeiro, para iniciar as atividades no Ninho do Urubu, mas a diretoria voltou atrás, outra vez pela cautela e discrição.

Internamente, o clube da Gávea trabalhava, sim, com a possibilidade real de Oscar reforçar o elenco à disposição de Dorival Júnior, inclusive com material pronto para a comunicação da contratação.

E JOGO DURO DOS CHINESES FRUSTRA OS PLANOS!

Como garantido por Marcos Braz, o Flamengo foi até o fim por Oscar, reunindo-se com o clube chinês na segunda-feira, dia final da janela de transferências no futebol brasileiro. O Shanghai, contudo, mostrou-se irredutível e não liberou o meia por empréstimo.

Ainda na noite de segunda, Oscar voltou às redes sociais para se pronunciar a respeito do interesse do Flamengo, lamentou a negociação não concretizada e agradeceu ao clube e à torcida.

O FUTURO DE OSCAR

Sem um acerto com o Flamengo e livre para retornar ao futebol chinês a partir de janeiro de 2023, Oscar seguirá em São Paulo. Os planos do atleta permanecem, e o meia deve manter a rotina de treinamento em um dos clubes da cidade. Seu contrato com o Shanghai Port é válido até 2024, e os chineses querem seu retorno.