28/04/2024 - 9:00
Recentemente, Jojo Todynho fez um desabafo sobre uma das dificuldades que enfrentou na recuperação da cirurgia bariátrica. A influenciadora foi submetida ao procedimento em agosto de 2023, quando pesava quase 150kg.
“No começo, eu me engasgava muito com saliva, até bebendo água. Agora não tenho mais esses engasgos, está de boa. Mas eu não sabia lidar e ficava apavorada, e é pior, porque tem que ter calma nessas horas”, detalhou, em vídeo compartilhado em seus stories do Instagram.
Dificuldades pós-bariátrica
Para explicar os desafios enfrentados por pacientes, a IstoÉ Gente procurou:
- Dr. Pedro Paulo Caravatto, cirurgião bariátrico pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;
- Dra. Laísa Chimello, especialista em endocrinologia e metabologia pelo Hospital Ipiranga – SUS (SP), pós graduada em nutrologia pela ABRAN e medicina funcional integrativa pela Sociedade Brasileira de Medicina Funcional Integrativa (SBMFI).
“O maior desafio é gerenciar as expectativas do paciente com relação à cirurgia. Muitas pessoas encaram a cirurgia como um último recurso e criam expectativas elevadas em relação aos seus resultados. É preciso entender que estamos tratando uma doença crônica, obesidade, e, para termos bons resultados a mudança de estilo de vida é fundamental”, começa Pedro Paulo.
Já Laísa relembra que a privação — tanto de comida, quanto da metabolização e absorção de nutrientes — também é um obstáculo: “A mente está acostumada com uma determinada quantidade de comida e o corpo não comporta mais aquela quantidade”, explica.
“O segundo ponto são efeitos secundários à absorção daqueles alimentos. Tem pacientes que desenvolvem sintomas de mal-estar relacionados principalmente ao consumo de carboidratos e alimentos ricos em açúcar. Por isso, é importante que os pacientes façam o acompanhamento pós-operatório tanto com endocrinologista como com o cirurgião que fez a cirurgia bariátrica no primeiro ano pós-cirurgia”, continua a médica.
Cuidados pós-bariátrica
Segundo os especialistas, os principais cuidados que pacientes que são submetidos à cirurgia devem adotar são:
- Suplementação com vitamina D, zinco, cobre, cálcio, vitaminas do complexo B;
- Realização de endoscopia digestiva alta anualmente;
- Exame de densitometria óssea no primeiro aniversário da cirurgia;
- Mastigar muito bem, comer devagar e servir-se de porções pequenas;
- Ter acompanhamento psicológico e apoio de familiares;
- Seguir à risca a dieta restrita dos primeiros dias pós-cirurgia.
Pedro Paulo explica que a restrição em relação à consistência alimentar é extinta entre quatro a seis semanas após o procedimento, mas adverte: “Obviamente, os novos hábitos que vêm com a cirurgia são adquiridos ao longo do tempo e necessitam de disciplina (e paciência) para que a cirurgia possa trazer bons resultados no longo prazo.”
Mas sobre a “vida normal”, Laísa diz: “Depende muito do tipo da cirurgia e do status de saúde prévio do paciente. Mas, em geral, entre seis meses e um ano os pacientes já conseguem voltar para o que a gente chamaria de ‘vida normal’. Claro que muitas coisas vão mudar, a quantidade de comida, como vai ser feita a hidratação… Naquele estômago não cabe mais a quantidade de comida que cabia anteriormente.”
d