A Procuradoria de Paris abriu uma investigação contra candidata da Frente Nacional à Presidência, Marine Le Pen, após denúncia apresentada por seu rival na disputa eleitoral, Emmanuel Macron. O centrista acusa Le Pen de ter mentido durante o debate entre os dois candidatos que ocorreu na noite de quarta-feira (3).

[posts-relacionados]

Durante a transmissão do debate, Le Pen insinuou que Macron teria uma conta secreta ou uma offshore nas Bahamas. De acordo com a denúncia, a candidata “usou uma notícia falsa” para “orientar os votos presidenciais”. Le Pen disse que “não tem provas” sobre uma possível conta do oponente nas Bahamas, mas que “não quis fazer uma insinuação”.

O debate dessa quarta-feita foi o único confronto tête-à-tête entre os candidatos, que disputam o segundo turno da eleição pela presidência da França. A votação ocorre no próximo domingo (7).

‘Luta de boxe’. De acordo com uma pesquisa feita pela emissora pública “BFM TV” após o debate, Macron foi considerado o mais convincente por 63% dos telespectadores.

Marine Le Pen e Emmanuel Macron, em La Plaine-Saint-Denis, norte de Paris, durante debate - POOL/AFP
Marine Le Pen e Emmanuel Macron, em La Plaine-Saint-Denis, norte de Paris, durante debate – POOL/AFP

Além disso, os 1.314 entrevistados destacaram que ele foi “mais honesto”, mais “alinhado” com o pensamento dos eleitores e tem “os melhores planos”. Outras pesquisas feitas pelos principais jornais franceses com seus leitores apontaram que o candidato do Em Movimento foi melhor do que a líder ultranacionalista.

O debate foi definido pela imprensa francesa como uma “luta de boxe”, e reuniu mais de 15,1 milhões de pessoas em frente à TV no país. O número é menor do que o programa realizado em 2012, entre Nicolas Sarkozy e François Hollande, quando 17,8 milhões de telespectadores acompanharam a conversa.

O tom agressivo do confronto foi o destaque da imprensa francesa, que considerou algo inédito nessa fase da corrida eleitoral. Atacado por ter feito parte do governo de Hollande, Macron disse após o debate que “precisou se defender” e esclarecer as “mentiras” que o partido de Le Pen, a Frente Nacional, publica nas redes sociais.

As últimas pesquisas de opinião, publicadas antes do debate, mostram que Macron tem 59% das intenções de voto contra 41% de Le Pen. A candidata da Frente Nacional, no entanto, tem diminuído sua desvantagem.