Em resposta aos balões com fezes e lixos, um grupo de ativistas da Coreia do Sul mandou para o seu vizinho do Norte dez balões com milhares de dólares e pen drives com músicas de k-pop e panfletos com propaganda política contra Kim Jong-un, nesta quinta-feira, 6.

+ Coreia do Norte envia novamente balões com lixo para Coreia do Sul

+ Coreia do Norte suspende balões com lixo depois de Coreia do Sul ameaçar com k-pop

O episódio ocorreu após a Coreia do Norte enviar cerca de 3,5 mil balões repletos de lixo para a Coreia do Sul, como retaliação às propagandas contra o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Depois, no dia 2 de junho, a Coreia do Norte anunciou a suspensão dos balões após a sua vizinha ameaçar realizar uma transmissão de k-pop na fronteira.

Os novos envios de balões foram promovidos por um grupo que atua em uma cidade que fica na fronteira com a Coreia do Norte. Foram lançados o seguintes itens:

  • 200 mil panfletos com críticas ao regime de Kim Jong-un;
  • 5 mil pen-drives com vídeos de k-pop e dramaturgia sul-coreana;
  • 2 mil notas de US$ 1.

Além disso, os balões continham a mensagem: “O inimigo do povo Kim Jong-un enviou sujeira e lixo para o povo da República da Coreia (do Sul). Mas nós, desertores, enviamos verdade e amor aos nossos compatriotas norte-coreanos”.

O governo da Coreia do Sul desencoraja esse tipo de atitude, por considerar que isso não contribui para a paz entre os dois países. Uma lei proibindo essa prática chegou a ser aprovada em 2021, mas foi derrubada na Suprema Corte sul-coreana sob o argumento de liberdade de expressão.