No último sábado (26), Donald Trump condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia e disse que está rezando pelos ucranianos. O ex-presidente dos Estados Unidos mudou o tom de seu elogio ao presidente russo, Vladmir Putin, após ter descrito a invasão como “genial” no começo da semana.

Os comentários de Trump foram feitos em um evento conservador do CPAC na Flórida horas depois que os Estados Unidos e aliados anunciaram novas sanções, como a retirada de vários bancos russos do Swift – sistema internacional que permite a transferência rápida de dinheiro entre os países.

Trump irritou alguns membros do Partido Republicano ao descrever o movimento de Putin na Ucrânia, como “genial” em uma declaração dada a uma emissora de rádio conservadora.

Agora, o ex-presidente expressou empatia pelos ucranianos e elogiou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, chamando-o de “corajoso” enquanto permanece em Kiev, a capital.

“O ataque russo à Ucrânia é terrível. Estamos orando pelo orgulhoso povo da Ucrânia. Deus os abençoe a todos”, disse Trump.

Trump disse ainda que Putin aproveitou o fato de Biden ser “fraco” para atacar a Ucrânia, reafirmando o que já havia dito, de que a crise no leste europeu não teria acontecido se ele estivesse na Presidência dos Estados Unidos.