Após eliminar o Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, com uma vitória por 2 a 1 no Pacaembu, o Grêmio treinou nesta quarta-feira no CT do São Paulo, adversário de sábado, às 11 horas, pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi. Antes de encarar este próximo compromisso pela competição nacional, o time ainda fará dois trabalhos de preparação no Corinthians na quinta e na sexta-feira.

Os jogadores que atuaram no triunfo de virada que garantiu uma vaga na semifinal da Libertadores fizeram apenas uma corrida leve em volta do gramado e exercícios na academia, enquanto os reservas cumpriram atividades específicas.

Rômulo, que substituiu Maicon durante a partida contra o Palmeiras, está suspenso no Brasileiro e não poderá atuar no Morumbi, mas o jogador revelou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, que o grupo gremista sentiu as críticas após a derrota em Porto Alegre para o Palmeiras, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, e usou as mesmas como incentivo para reagir na partida de volta.

“Querendo ou não isso acaba entrando no nosso ambiente. A gente ficou aborrecido, mas conseguimos focar e ainda pudemos reverter a situação”, disse o meio-campista, que não se impressionou em enfrentar um rival como o Palmeiras, que conta com um alto poderio financeiro. “O investimento fica fora de campo. Dentro são onze contra onze. O importante é o time ser forte e ter padrão de jogo. E isso o Grêmio tem.”

Semifinalista na Libertadores e Copa do Brasil, o Grêmio faz campanha irregular no Brasileiro, competição na qual é apenas o 12.º colocado, com 21 pontos, 12 atrás de Flamengo e Santos. O técnico Renato Gaúcho deverá colocar em campo mais uma vez um time alternativo e poupar vários titulares, pois a equipe tricolor terá o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, diante do Athletico-PR, em Curitiba, na próxima quarta-feira. No primeiro duelo, os gaúchos venceram por 2 a 0.