Na manhã de terça-feira, 8, Jojo Todynho se internou no Hospital Unimed, no Rio de Janeiro, para se submeter a uma cirurgia bariátrica, procedimento que ajuda a reduzir o estômago para facilitar o emagrecimento. À IstoÉ Gente, a assessoria do hospital confirmou a informação.

+EXCLUSIVO: ‘Está internada e já passou pela cirurgia’, diz hospital sobre bariátrica de Jojo Todynho

Além da bariátrica, Jojo Todynho terá que fazer outras cirurgias

Para a nossa reportagem, o Dr. Ícaro Samuel, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), afirmou que Jojo terá que fazer outras cirurgias plásticas após a realização da bariátrica.

“Depois de uma grande perda de peso, alguns procedimentos de cirurgia plástica são necessários, principalmente para remover o inevitável excesso de pele. Os mais comuns são a abdominoplastia, realizada na região abdominal, a mamoplastia redutora, nas mamas, e a lipoescultura, onde o corpo do paciente é ‘esculpido’ durante o processo com base em estudos de anatomia corporal, explica o médico.

As plásticas pós-bariátrica estão recomendadas de 1 até 2 anos após a cirurgia porque o peso precisa estabilizar por, no mínimo, 6 meses. No momento que o excesso de pele é retirado, ocorre a eliminação de mais peso, mas o grande problema, segundo o médico, é também a perda da massa muscular. “Quanto menos massa muscular, menos força e funcionalidade. Esse fenômeno é bastante comum com o envelhecimento, mas a bariátrica acelera o processo, por isso é tão importante o acompanhamento nutricional e a suplementação”.

Tecnologia avançada

“As tecnologias de retração – como Argo, Renuvion, Bodytite e Morpheus – estão evitando grandes cicatrizes, trazendo um conforto ainda maior ao paciente. O Renuvion, por exemplo, promove a contração da pele, diminuindo a flacidez do tecido em até 80%, os resultados são visíveis imediatamente e melhorados ao longo dos meses seguintes. É uma excelente opção, que vale a pena conhecer mais”, diz Ícaro.

Recuperação

“A recuperação, no caso da abdominoplastia, praticamente necessária no processo, dura em média 2 meses e requer do paciente alguns cuidados como não fazer esforço durante esse período e o uso da faixa abdominal”.

Alerta

“Vale ressaltar que o mais importante tanto no caso da Jojo Todynho, como de todos os pacientes que desejam realizar algum procedimento de cirurgia plástica, é buscar um profissional qualificado, afinal trata-se de um processo invasivo que só pode ser realizado em centro cirúrgico”, conclui o especialista.

Jojo Todynho chegou a se recusar a fazer bariátrica

Em abril deste ano, Jojo Todynho contou aos seus seguidores que desistiu de submeter a cirurgia bariátrica. “Não vou fazer a bariátrica porque com alimentação e treino eu tenho conseguido chegar ao meu objetivo e eu tomei a decisão de não fazer mais”, explicou Jojo na época.

“De fato eu estava querendo fazer a bariátrica também porque eu não estava querendo treinar, fazer dieta, nada. E estava achando que a bariátrica iria fazer um milagre, né? E não é assim. Então tomei gosto por treinar, por fazer uma alimentação mais adequada e decidi não fazer mais a bariátrica”, completou.