Com a vitória sobre o checo Tomas Berdych nesta quinta-feira, o sérvio Novak Djokovic não assegurou vaga somente na semifinal de Roland Garros. O número 1 do mundo também se tornou o primeiro a garantir lugar no restrito ATP Finals, que vai reunir os oito melhores tenistas da temporada no fim de novembro, em Londres.

Mesmo faltando ainda cinco meses para a competição, Djokovic somou pontos suficientes para se assegurar no torneio que encerra a temporada – será disputado entre os dias 13 e 20 de novembro. Coincidentemente, o sérvio repetiu o que fez no ano passado, quando também obteve a classificação antecipada ao avançar à semifinal de Roland Garros.

O líder do ranking se classificou com tanta antecedência graças aos pontos que obteve nos cinco torneios que já conquistou neste ano. Ele levantou o troféu em Doha, no Aberto da Austrália e nos Masters 1000 de Indian Wells, Miami e Madri.

Com tal sequência, Djokovic exibe 5.950 pontos (ainda sem levar em conta a pontuação obtida em Paris), contra 3.525 do escocês Andy Murray, o segundo colocado na corrida do ano. O britânico é agora quem está mais perto de selar sua classificação – também é semifinalista em Roland Garros.

“Já estou ansioso para voltar a Londres. Adoro jogar na arena O2, diante daquele público tão entusiasmado, que sempre nos apoia”, disse Djokovic, nesta quinta-feira.

Em Londres, o sérvio vai tentar defender o tetracampeonato. Ao todo, ele tem cinco títulos. Se vencer novamente, vai empatar com o recorde de seis troféus do suíço Roger Federer.