09/01/2023 - 18:46
O mundo inteiro assistiu nesse domingo (08), de forma apavorada, os ataques terroristas praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que destruiu os prédios do STF, do Congresso e também do Palácio do Planalto. Ao todo, mais de 300 pessoas foram presas, segundo informações da polícia local.
Logo após a quebradeira, políticos, centrais sindicais, influenciadores digitais, torcedores dos quatro grandes clubes de São Paulo, entre outros, convocaram brasileiros para uma manifestação nesta segunda-feira (09) na Avenida Paulista, em São Paulo.
Marcado para às 18h, milhares de pessoas lotam uma das principais vias da cidade no ato que busca manter a democracia no Brasil, principalmente depois das cenas lamentáveis protagonizadas nesse domingo. Entre os integrantes, estão movimentos sociais, políticos, torcedores organizados do Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, além de civis comuns que não aceitam uma tentativa de golpe apoiado por bolsonaristas.
Uma enorme bandeira do Brasil está aberta e colocada no chão, dando pano de fundo para o ato, ao lado de uma segunda bandeira com os dizeres ‘Democracia e Paz’. Com gritos de “sem anistia” e “prisão para Bolsonaro”, também é possível ouvir o seguinte coro: ““Recua fascista, recua. Recua que o povo tá na rua.”
Inicialmente, a polícia havia separado apenas parte da Paulista, em frente ao MASP, para o ato, mas com a enorme quantidade de pessoas, os dois sentidos da via foram liberados para o público, sendo criados desvios para os carros se locomoveram pela região.
Confira algumas imagens e vídeos do ato:
.