27/12/2022 - 11:58
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira, 27, que o roteiro da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está mantido e que ocorrerá de forma “segura e em paz”. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no Palácio do Buriti. O encontro foi necessário após a prisão de um bolsonarista acusado de tentar explodir um caminhão-tanque em Brasília. George Washington de Oliveira admitiu ter colocado um bomba no caminhão e diz ter agido inspirado em declarações públicas de Jair Bolsonaro.
Na entrevista, foi anunciado que todo o efetivo de segurança do Distrito Federal será usado no domingo, dia 1º. “A posse de Lula será segura e em paz. Haverá mobilização de 100% das polícias do DF, Militar e Civil e Bombeiros para trazer segurança não só ao presidente da República, delegações estrangeiras e as pessoas que vão participar do evento”, declarou Dino. Rocha, por sua vez, reforçou o pedido para que a população esteja presente em massa na posse presidencial, pois nunca se cogitou um cancelamento. As medidas de segurança foram reiteradas pelo futuro ministro da Justiça.
“Venham, participem e organizem caravanas. Nós temos toda a tranquilidade de reiterar o convite para que as pessoas participem, pois a posse ocorrerá como programada em todas as suas dimensões”, declarou Dino. “Não serão pequenos grupos terroristas e extremistas que vão emparedar as instituições da democracia brasileira. Não há espaço para isso no Brasil. Essa mensagem que estamos aqui transmitindo, com toda firmeza, a esses pequenos agrupamentos, porque eles não têm espaço, não terão espaço, não venceram e não vencerão. E nós contamos com o governo do Distrito Federal nesse cumprimento da garantia da ordem pública”, finalizou.
Coordenada pela futura primeira-dama Janja da Silva, a posse de Lula contará com a solenidade e apresentações musicais de vários artistas. A chegada de autoridades, chefes de Estado e de Governo e convidados está prevista para ocorrer a partir das 13h30.