Após acordo com Trump, Modi fala em elevar parceria Índia-EUA a ‘níveis sem precedentes’

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, celebrou no período da tarde desta segunda-feira, 2, o acordo comercial anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reduz para 18% a tarifa norte-americana sobre produtos “Made in India”. Em publicação no X, Modi disse ter tido uma “excelente conversa” com Trump e agradeceu o corte tarifário em nome dos 1,4 bilhão de indianos.

Modi ainda afirmou que espera trabalhar próximo a Trump para levar a parceria entre a Índia e os Estados Unidos a “níveis sem precedentes”.

Segundo o premiê, a cooperação entre duas grandes economias e “as maiores democracias do mundo” gera benefícios diretos às populações dos dois países e abre oportunidades significativas para uma parceria mutuamente vantajosa.

Modi afirmou ainda que a liderança de Trump é “vital para a paz, a estabilidade e a prosperidade globais” e declarou apoio integral da Índia aos esforços do republicano em favor da pacificação.

A manifestação ocorre após Trump anunciar que o entendimento prevê a redução imediata da tarifa de 25% para 18% sobre produtos indianos e um compromisso de compras de mais de US$ 500 bilhões em bens dos Estados Unidos. O acordo foi divulgado após conversa telefônica entre os dois líderes e apresentado por Washington como um passo para aprofundar a integração econômica bilateral.