Após abandonar mulher, filhos e emprego, homem passa a viver em caverna

O irmão Efimie, um eremita de 75 anos que vive em uma caverna na Europa
O irmão Efimie, um eremita de 75 anos que vive em uma caverna na Europa Foto: Reprodução

Irmão Efimie tem 75 anos e há 18 abandonou a vida como eletricista, a esposa e os filhos, e foi viver como eremita, sem água encanada, eletricidade e aquecimento.

Ele reside numa caverna na Europa, que já serviu de refúgio para monges durante a Idade Média. O morador solitário, que era eletricista, agora vive sem água encanada, eletricidade ou aquecimento, mas possui uma pequena igreja.

Os antecedentes e a motivação de Efimie para abandonar a sua vida mundana permanecem obscuros. Em vez disso, a sua dedicação à religião remonta à sua infância, mesmo durante a era comunista. Os dias do eremita são repletos de estudos religiosos e longas sessões de oração tanto para os moradores locais quanto para os turistas que o visitam, mesmo vindos de lugares tão distantes quanto o Japão.

Ele próprio já foi um viajante. A vista ampla da varanda de sua caverna agora é suficiente, e ele fica cauteloso ao falar sobre o mundo lá fora. A guerra em curso na Europa Oriental traz dor ao irmão Efimie, e quando lhe pedem conselhos à humanidade, ele simplesmente sugere que não é necessário estar intimamente envolvido com o mundo para oferecer conselhos válidos.