Após 6 anos de prisão, Hosni Mubarak é solto no Egito

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi solto nesta sexta-feira (24), após passar cerca de seis anos na cadeia, anunciou seu advogado, Farid El Dib.

“Ele deixou o hospital militar de Maad às 8h da manhã de hoje e se dirigiu à sua casa no bairro de Heliopolis, no Cairo”, confirmou o advogado à agência ANSA. O advogado disse que Mibarak almoçou com sua família e um grupo de amigos.

Mubarak cumprimenta simpatizantes da janela do hospital militar Maadi, no Cairo

Mubarak cumprimenta simpatizantes da janela do hospital militar Maadi, no Cairo

No último dia 13 de março, a Procuradoria-geral do Egito ordenou a soltura do ex-presidente de 88 anos, deposto e preso em 2011 por um golpe militar após uma série de protestos que tomaram a praça Tahrir durante a chamada “Primavera Árabe”, uma série de protestos populares que mobilizou vários países do Oriente Médio há seis anos.

O ex-ditador= ficou no poder de 1981 a 2011 e foi condenado à prisão perpétua em 2012 por conspirar para assassinar 239 manifestantes, mas um tribunal de apelação aceitou um novo julgamento e o absolveu em 2014. No início de março, o Supremo Tribunal egípcio também declarou que Mubarak não era responsável pelas mortes nos protestos que levaram ao fim de seu regime, após 30 anos de governo.

Ex-general da Força Aérea, Mubarak está aparentemente muito doente e ficou detido no hospital militar de Maad, no Cairo, enquanto os processos contra ele tramitavam nos tribunais.