Goleiro da equipe de handebol do Porto, Alfredo Quintana sofreu uma parada cardiorrespiratória na última segunda-feira  (22) e precisou ser socorrido às pressas. Conforme divulgado pelo jornal português O Jogo, Quintana ficou por quase 45 minutos sem o coração e os pulmões funcionarem.

Agora, o goleiro está internado no Hospital de São João na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Natural de Havana, em Cuba, Alfredo sofreu a parada durante um treino.

Os médicos conseguiram estabilizar o funcionamento do coração do jogador, mas um edema cerebral foi detectado. Até o momento, Quintana continua em coma induzido e seu quadro ainda é considerado grave.

O Porto, clube pelo qual Alfredo está atuando há 11 temporadas, se pronunciou sobre o incidente por meio de nota.

“O atleta de handebol Alfredo Quintana sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o treino de hoje, tendo sido prontamente socorrido com o apoio de uma viatura do INEM. Depois de estabilizado, foi transportado para o Hospital de São João, onde se encontra internado”, publicou o clube.

A parada cardiorrespiratória

Conforme divulgado pela imprensa local, Alfredo participava de uma atividade antes do começo do treino. Em determinado momento a bola foi para a arquibancada e o goleiro ficou conversando com o preparador físico Tiago Cadete. Na sequência, o cubano já caiu desacordado.