Com o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer Guilherme Schleder coloca na rua a sua campanha por uma cadeira de deputado estadual na Alerj nas eleições deste ano.
Schleder trabalha com Paes desde 1997, quando, aos 22 anos, foi assessor do então vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Na sequência, ocupou cargos na Subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá e na Câmara dos Deputados em Brasília. Foi, ainda, vice-presidente da Suderj.
Os caminhos do atual prefeito do Rio e do ex-secretário voltaram a se cruzar na campanha que conduziu Paes pela primeira vez à Prefeitura do Rio, em 2009. Nesse mesmo ano, assumiu a Subsecretaria de Gestão da Casa Civil. Em seguida, sucedeu o deputado federal Pedro Paulo e ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio.
No ano passado, assumiu como secretário municipal de Esporte e Lazer. Sua gestão foi marcada pela viabilização da volta dos grande eventos para a cidade. Reabriu todas as Vilas Olímpicas e trouxe o esporte para a rua, devolvendo o legado olímpico à população carioca.
Apesar de sua ligação forte com o esporte, Schleder não limita sua plataforma ao tema. Conheça os principais programas que ele pretende levar à Alerj caso seja eleito.
Saúde
Um dos pilares de qualquer sociedade. Um Estado eficiente precisa garantir saúde pública de qualidade para todos os cidadãos. Acredito que esporte e saúde devem caminhar juntos. E pretendo usar a minha experiência na Secretaria Municipal de Esportes para fomentar cada vez mais a prática de atividades físicas por toda a população.
Legislação eficiente
Legislar no sentido de garantir saúde gratuita de qualidade e universal.
Investimentos
Ampliar investimentos de infraestrutura dos hospitais estaduais e das Unidades de Pronto Atendimento 24h; aquisição de equipamentos médicos; planejamento do atendimento SUS; treinar, capacitar e motivar a força de trabalho da saúde; construir uma estratégia de monitoramento efetiva; aumentar a oferta de consultas e exames para diminuir o tempo de espera na fila do SISREG; garantir o acesso ao tratamento de câncer no Estado do Rio com a construção do novo INCA; ofertar mais vagas para procedimentos cardiológicos e cirurgias ortopédicas; instituir política de Promoção de Saúde.
Fiscalização
Garantir o funcionamento pleno de todos os hospitais da rede estadual, fiscalizando o Poder Executivo. Acompanhar de perto a destinação obrigatória de, no mínimo, 12% da receita líquida de impostos e transferências constitucionais. A aplicação eficiente destes recursos é fundamental para a qualidade do sistema público de saúde.
Esporte é saúde!
Incentivar a prática de exercícios físicos é uma forma de manter a população saudável. Garantir que a população tenha locais adequados para a prática gratuita de atividades físicas é uma forma muito eficaz de reduzir os gastos com saúde. Uma população ativa é uma população mais saudável e que, consequentemente, adoece menos.
Esporte
A partir da experiência acumulada à frente da Secretaria de Esportes, pretendo levar para todo o Estado programas e iniciativas de enorme sucesso no município do Rio de Janeiro.
Rio em forma
Levar o programa para todo o estado. Um programa esportivo e social que é referência na promoção da saúde e qualidade de vida. Os núcleos espalhados por toda a Cidade do Rio (mais de 500) permitem que pessoas de todas as idades pratiquem atividades físicas. É possível replicar o modelo para muitas outras cidades.
Incentivo à prática de esportes
Incentivar a prática esportiva e de atividades físicas em geral, em espaços públicos como praças e praias. A Secretaria de Esporte e Lazer do Rio organizou as atividades em toda a cidade. Após amplo cadastramento, foram concedidos centenas de alvarás regularizando a situações dos profissionais (professores) e aumentando a segurança dos alunos (cidadãos cariocas). A iniciativa bem-sucedida pode ser levada para todo o estado.
Leis de fomento ao esporte
Criar leis que fomentem a realização de grandes eventos esportivos em todo o Estado. Elaborar leis de incentivo para atrair grandes empresas e patrocinadores. O Estado do Rio tem vocação e enorme tradição em receber grandes eventos esportivos. É muito importante um trabalho efetivo para atrair grandes empresas e novos investimentos para este setor.