À medida que mais empresas migram suas a estruturas de TI para a nuvem, aumenta também a necessidade por aplicações de rede já conectadas às plataformas de cloud. Segundo o IDC, este setor – chamado de IaaS networking pelo IDC – deve fechar o ano de 2023 com receita global de US$ 19,4 bilhões. O instituto afirma ainda que o setor de aplicações de rede na nuvem deve crescer em média 27% por ano até 2026. O IDC define IaaS networking como serviços de conexão de rede entre provedores de nuvem e estruturas on-premises.

“Serviços de conexão entre diferentes plataformas de nuvem são fundamentais para qualquer estratégia de cloud, pois permitem que as empresas conectem de forma segura e rápida seus ambientes on-premises a vários fornecedores de cloud“, diz o IDC em comunicado.

Ainda de acordo com o instituto, os principais provedores de nuvem vêm investindo fortemente para oferecer serviços de IaaS networkin a seus clientes. Em 2022, os líderes do mercado de cloud (AWS, Microsoft e Google) também lideraram no mercado de IaaS networking. Juntos, os 5 principais fornecedores tiveram 85% de toda a receita deste mercado, com a AWS recebendo mais da metade.