Apesar de críticas, ‘Vale Tudo’ se torna a novela das 9 de maior faturamento da Globo

Remake de Manoela Dias está no ar há quase três meses com arrecadação estimada em R$ 200 milhões, superando 'Pantanal' (2022)

Globo/Angélica Goudinho
Odete Roitman (Débora Bloch) e Maria de Fátima (Bella Campos) de "Vale Tudo" Foto: Globo/Angélica Goudinho

O remake de “Vale Tudo”, exibido na faixa das 21h da TV Globo, vem dividindo opiniões desde a sua estreia, no fim de abril. Apesar de ser alvo de críticas devido aos baixos índices de audiência na TV aberta em comparação às novelas anteriores, a trama protagonizada por Tais Araújo, Bella Campos e Débora Bloch atingiu a marca de novela das 21h de maior faturamento da história da Globo.

Isso se deve ao investimento em merchandising com grandes marcas, que aparecem ao longo dos capítulos, como parte da composição das cenas dos personagens.

Segundo informações apuradas pela IstoÉ Gente, a Globo tem atualmente em torno do folhetim 16 marcas, que apareceram nos três primeiros meses de exibição em 76 ações de conteúdo negociadas. O recorde de ações ainda pertence à “Pantanal” (2022), com 82, ao longo dos sete meses em que esteve no ar.

Apesar de críticas, 'Vale Tudo' se torna a novela das 9 de maior faturamento da Globo

Humberto Carrão e Debora Bloch como Afonso e Odete Roitman, de ‘Vale Tudo’.

+ Vilã ou fada madrinha? Público muda de lado e concorda com maldades de Odete Roitman

Patrocinadores

Além do patrocínio de Itaú na faixa, os parceiros presentes no conteúdo são: Vivo, BYD, Coca-Cola, Ambev, Corona, Uber, Dove, Unilever, Amazon, Paramount, Johnson’s Baby, Electrolux, RAM, O Boticário, L’Oreal e Hapvida.

As ações são resultado da estratégia da Globo de desenvolver formatos, em parceria com anunciantes e agências, que se integram de forma orgânica e natural à narrativa, capturando a atenção do público e garantindo alto alcance em um ambiente seguro para as marcas.

Vale destacar, no entanto, que a novela vem recebendo críticas por modificar alguns aspectos da trama versão original da novela, trocar personagens e histórias dos personagens – a exemplo de Igor, interpretado por Bernardo Velasco, que no início da novela era ficante de Odete Roitman, mas depois revelou ser casado e pai de família em conversa com Afonso (Humberto Carrão) -, e até mesmo por introduzir assuntos atuais para engajar o público, como a trama do mercado com bebês reborn.

Impacto de público

Contudo, não há como negar que “Vale Tudo” está mexendo com a opinião televisiva. A novela já impactou mais de 125 milhões de pessoas, chegando a quase 80% dos lares do Brasil.

A Globo informa também que é o programa de maior audiência entre os jovens de 18 a 34 anos da TV brasileira e, no Globoplay, fez o consumo de novelas sob demanda crescer 12%.

Apesar de críticas, 'Vale Tudo' se torna a novela das 9 de maior faturamento da Globo

Matheus Nachtergaele interpreta Poliana em ‘Vale Tudo’

Resumo:

  • “Vale Tudo” (remake) divide opiniões, com baixa audiência na TV aberta.
  • Apesar das críticas, é a novela das 21h da Globo com maior faturamento histórico.
  • Sucesso financeiro impulsionado por investimento em merchandising com grandes marcas.
  • 16 marcas parceiras e 76 ações de conteúdo nos três primeiros meses.
  • Recorde de ações ainda é de “Pantanal” (82 em sete meses).
  • Globo busca integrar marcas organicamente à narrativa.
  • Novela criticada por mudanças na trama original e personagens.
  • “Vale Tudo” impactou mais de 125 milhões de pessoas e 80% dos lares brasileiros.
  • É o programa de maior audiência entre jovens (18-34) na TV brasileira.
  • Aumentou o consumo de novelas sob demanda no Globoplay em 12%.