‘Apenas Ucrânia pode negociar territórios’, diz Meloni

ROMA, 16 AGO (ANSA) – A premiê da Itália, Giorgia Meloni, alertou neste sábado (16) que apenas a Ucrânia pode negociar as condições para o fim da guerra contra a Rússia, incluindo eventuais cessões territoriais, mas elogiou os esforços dos Estados Unidos para alcançar a paz.   

“Considero positivo o fato de que estejam se abrindo espirais de paz na Ucrânia. O acordo é ainda complicado, mas finalmente possível, sobretudo na sequência do impasse criado há muitos meses ao longo da linha de frente”, disse Meloni, que participou de uma conversa com Zelensky, Trump e líderes europeus para discutir os resultados da cúpula entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA no Alasca.   

“Apenas a Ucrânia pode tratar sobre condições e sobre os próprios territórios”, acrescentou a primeira-ministra. Segundo ela, Trump levou a Putin a proposta italiana de oferecer garantias de segurança a Kiev nos moldes do artigo 5 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas sem a adesão à aliança.   

“O ponto de partida da proposta é a definição de uma cláusula de segurança coletiva que permita à Ucrânia se beneficiar do apoio de todos os seus parceiros, EUA inclusos, prontos a se ativar no caso de um novo ataque”, explicou.   

A Itália também se ofereceu para sediar um eventual encontro trilateral entre Putin, Trump e Zelensky. (ANSA).