O Dia

Aparelhos atualizam horário de verão por engano

Nesta madrugada, empresas de telefonia adiantaram automaticamente celulares e outros dispositivos para o horário de verão

Na manhã desde domingo, dia 20, uma parcela da população acordou com uma hora a mais em celulares e outros dispositivos digitais devido à atualização equivocada para o horário de verão.
A alteração foi extinta pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano para suspender a economia de energia no período do verão.Na virada do dia, empresas de telefonia mantiveram a mudança automática, respeitando a rotina de alterar os relógios no terceiro fim de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo. 
No ano passado, o horário de verão também gerou confusão entre os internautas. A alteração foi adiada para o dia 4 de novembro, mas os aparelhos mantiveram a alteração para o terceiro fim de semana de outubro.
Os dispositivos eletrônicos adiantam o horário de acordo com o Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês). Para evitar confusão, usuários devem desmarcar as opções “data e hora” e “fuso horário” nas configurações dos aparelhos. 
Tumulto nas redes sociais
Usuários confusos reclamaram da alteração errada nas redes sociais. Dados de monitoramento do Google Trends apontam que o termo “quantas horas” teve mais de 5 mil pesquisas e, no Twitter, o assunto ficou em primeiro lugar nos Trending Topics. Dentre as reclamações, relatos de pessoas chegando com antecedência aos compromissos deste domingo.